2016/11/23

Notícias do dia

Há um vídeo que crasha iPhones a ser partilhado na internet; este mês oferecemos um Lenovo Yoga Book como gadget do Clube AadM+; a Google reabre Google Sites para facilitar a criação de sites web; a inteligência artificial da Google já é capaz de ler os lábios melhor que os humanos; e as seguradoras querem acesso aos dados dos carros autónomos em caso de acidente.

Esta semana já nos deixamos contagiar pelo espírito natalício e temos para te oferecer uma mega-prenda como gadget da semana: um kit de iniciação ao Arduino que contém muitas dezenas de componentes para que possas explorar todo o mundo de possibilidades que esse mundo nos traz - e não te esqueças que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Jovens não distinguem notícias falsas das verdadeiras



O problema das notícias falsas não é algo recente, sendo que a manipulação da sociedade usando todo e qualquer meio de comunicação social é algo que remonta a tempos imemoriais; mas felizmente tem tido atenção acrescida por conta da vitória de Trump nas eleições presidenciais norte-americanas.

Um estudo feito sobre as camadas mais jovens traça um cenário preocupante, onde a maioria não foi capaz de distinguir uma notícia de um anúncio patrocinado; e que dá mais credibilidade a uma notícia falsa do que uma verdadeira com base em características como "ter uma foto maior" - sem se preocuparem em avaliarem ou investigarem a fonte das noticias. É algo que serve para relembrar a importância fundamental da educação, tanto na escola como fora dela; e que sem isso... tudo o resto acaba por correr o risco de ruir que nem um castelo de cartas.


Apple recolhe 91% dos lucros nos smartphones

Porque razão a Apple se pode dar ao luxo de fazer "o que bem lhe apetece"? Porque mesmo vendendo uma pequena fracção dos smartphones no mercado consegue recolher 91%(!) dos lucros do sector.

Para se ter uma noção da disparidade, enquanto a Apple conseguiu obter 8.5 mil milhões de dólares de lucro, as empresas que se seguem (Huawei, Vivo e Oppo) ficaram-se pelos 200 milhões. Embora estes resultados sejam estimativas de uma empresa de análises, certamente não andarão muito longe da realidade.


Oukitel U20 Plus aposta em câmara dupla e desta vez sem interpolação



A Oukitel é uma das marcas que nos tem trazido smartphones "bons e baratos", mas infelizmente também é daquelas que se tem deixado iludir pelos números do marketing e anuncia câmaras com mais megapixeis do que têm na realidade. Este é um dos aspectos que continuamente temos criticado (e feito chegar essas críticas a eles) - e finalmente, parece que nos vão fazer a vontade.

O Oukitel U20 Plus vai recorrer a um módulo de câmara duplo, e desta vez a Oukitel vai manter a resolução nativa de 13MP dos sensores Sony IMX135 em vez os "aumentar" para os 16MP. (Caricatamente, recorrendo a uma câmara dupla, seria potencialmente uma situações em que se poderia aceitar o melhoramento da imagem através da interpolação, se fosse feito correctamente com base nos dois sensores.)

No resto das características o U20 Plus conta com um ecrã Full HD de 5.5", MT6737T, 2GB+16GB, câmara frontal de 5MP, sensor de impressões digitais na traseira, bateria de 3300mAh, Android 6.0, e terá um preço de 119.00 dólares.


Smartwatch Huawei W1 a €195 na Amazon UK



Querem o melhor smarwatch Android Wear da actualidade mas não têm vontade de pagar 399 euros por ele? Na Amazon UK o Huawei W1 está disponível neste momento por £167.99 - cerca de 195 euros - o que o torna bastante mais apetecível. Mesmo contabilizando os portes, fica por 215 euros; e com a vantagem adicional de que não temos que nos preocupar com questões da alfândega... pelo menos até ao Brexit entrar em vigor. ;P

Actualização: mesmo que optem pelo envio de 1 dia, fica por 220 euros, e recebem logo no dia seguinte sem mais demoras. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)