2016/11/21

Seagate lança disco portátil de 5TB


Porque frequentemente testemunhamos o desespero de quem perde dados, eis um produto que deverá fazer parte da lista de acessórios de todos para os indispensáveis backups: a Seagate lança um disco portátil de 5TB, o maior da sua classe.

O novo Seagate Backup Plus Portable Drive está disponível com capacidades de 5TB (STDR5000100) e 4TB (STDR4000100), e vem numa caixa em alumínio relativamente compacta de 78×114.5×20.5 mm e com ligação USB 3.0 (com compatibilidade com USB 2.0).

Este disco utiliza a tecnologia SMR (shingled magnetic recording) e estreia um novo sistema de cache MTC (multi-tier caching) que promete minimizar o impacto das escritas não sequenciais em discos com esta topologia. Uma vez que se trata de um disco que deverá principalmente ser utilizado para backups não me parece que esse ponto seja crítico, pois estaremos a lidar principalmente com escritas sequenciais.

A Seagate também disponibiliza 200GB de espaço na cloud durante dois anos para backups redundantes.
O disco estará disponível em diversas cores, e nos EUA surge com um preço recomendado de 190 dólares. (Por cá esse preço deverá ser bastante superior... mas qualquer que seja o preço, será sempre barato se vier a salvar os nossos preciosos dados - e nestas coisas mais vale prevenir, pois nem sempre é possível "remediar".)

1 comentário:

  1. Infelizmente nem os discos externos são fiáveis porque todos se estragam depois de alguns (poucos) anos...

    ResponderEliminar