2016/12/01

George Hotz disponibiliza o seu kit de condução autónoma gratuitamente como open-source


O mundo aguardava ansiosamente para ver o desfecho da batalha entre George Hotz e Elon Musk, com o primeiro a prometer que faria um sistema de condução autónoma melhor e mais barato; mas que depois foi interrompido de forma inglória com o anúncio de que o projecto seria cancelado por culpa das burocracias. Agora, num último acto de irreverência, George Hotz lança o seu sistema gratuitamente como open-source... para que outros o possam utilizar - por sua conta e risco.

Tentando contornar (arreliar?) as questões burocráticas que acompanham o processo de desenvolvimento e teste de sistemas de condução autónoma, o Comma AI é disponibilizado não como um produto acabado mas como um projecto open-source em desenvolvimento, e deste modo sendo impossível controlar quem o utiliza.


O sistema consiste no software Open Pilot e no hardware Comma Neo - que utiliza um OnePlus 3 como base, mas com uma ROM alterada. Uma opção que pode parecer estranha, mas que George Hotz diz ser apenas a forma mais eficiente de ter acesso a algum do hardware mais potente no mercado sem necessidade de investir no desenvolvimento de algo feito por medida e que teria custos bastante superiores.

Por agora é descrito como sendo capaz de controlar automóveis da Honda de forma a mantê-los na faixa de rodagem de forma mais avançada do que os sistemas de todos os fabricantes, e ao nível do sistema da Tesla; mas há que ter em conta que não é um sistema capaz de lidar com todas as eventualidades nem adequado para a condução em estradas locais ou cidades, mas só para auto-estradas.

Se por um lado é bom ver o sistema ser disponibilizado como open-source... por outro lado há que esperar que quem o quiser utilizar tenha consciência das suas limitações e não faça experiências nas estradas públicas que possam por em risco a sua vida e a dos outros condutores.

11 comentários:

  1. Ou seja ele entrega uma ideia que não foi planeada, montada ou testada, em detrimento de uma empresa com milhares de carros fabricados e que possui horas de dados armazenados. É quase um insulto comparar esse graçolas a Elon Musk.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este graçolas é só um dos melhores "génios" da atualidade! Com 27 anos fazer com que o poderoso Elon Musk tenha "medo"! Não é assim só um graçolas!

      Eliminar
    2. Elon Musk:
      - Foi um dos fundadores do PayPal
      - Criou a Tesla
      - Ciou a SpaceX
      - Está buscando formas de popularizar as energias renováveis
      - Vai mandar naves para Marte
      * Geohotz:
      - Desbloqueou o iPhone
      - Desbloqueou o Playstation
      - Brincou com um sistema autónomo que não foi testado e como não sabia o que fazia deu uma desculpa para abandona-lo.
      Do alto dos milhares de Tesla vendidos Musk deve estar cheio de medo desse "génio". Enfim...

      Eliminar
    3. Se tu acreditas no que escreves por mim está tudo bem! Pouco tempo do "graçolas" ter anunciado que ia "competir" com a Tesla que Elon Musk não criou! O tal Elon Musk contratou o lendário Jim Keller para reforçar a equipa do Tesla e entre outras coisas, perda de influência na bolsa, etc... Enfim...

      Eliminar
  2. Alguém mais está a apanhar os canais todos de cabo na TDT hoje??? Sou só eu?

    ResponderEliminar
  3. Apoio completamente esta iniciativa e agradeço a quem o forçou a terminar o projeto comercial. Open Source é poderoso. Muito poderoso. Considero este projeto como um kick-start para quem queira entrar no mundo do desenvolvimento da condução autónoma e apesar de ser arriscado testar diretamente no mundo físico para já, é um passo que mais tarde ou mais cedo alguém iria tomar.

    Esperemos que em algum tempo (ano(s) ?) esteja a um nível aceitável para produção.

    ResponderEliminar
  4. Já estou a ver muitas empresas a lucrar á conta disto..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se fosse lucrativo o projecto teria sido comprado e não abandonado. Simplesmente não funciona e ele deu essa desculpa para encerrar. Mas claro, é open source deve ser bom. :-)

      Eliminar
  5. Se fosse muito mau ele dava a desculpa e ficava calado, não mostrava tudo ao mundo.
    E o Musk não criou a Tesla, comprou-a. Muito tem feito por ela, é certo, mas não a criou...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Belmiro não fundou a Sonae, o MS-DOS não foi criado pela Microsoft, Steve Jobs não sabia projectar aparelhos e Elon Musk não criou a Tesla. O que têm tudo isso em comum? Criador não significa necessariamente fundador ou executor e sim quem conseguiu tornar aquilo grande. Eu sei que há a ideia romântica do "pobrezinho" contra os gigantes, mas no mundo real existem os que conseguem fazer coisas grandes e os que são ótimos de relações públicas. Nosso amigo Geohotz pode ser muito bom na programação, mas quis dar um passo (muito) maior que a perna. Ele é apenas mais um garoto que brinca com gadgets e não alguém que faz diferença no mundo, como Musk. Comparar os dois chega a ser ridículo.

      Eliminar
  6. Como não se dá bem com ter que seguir regulamentações que garantam a segurança das pessoas toca a disponibilizar como open-source. Está bem abelha.

    ResponderEliminar