2017/01/01

Airbus A-320 voa no interior de pavilhão


Um Airbus A320 é um avião imponente, e não deixa de ser menos imponente mesmo quando é reduzido a um modelo com envergadura de 4.8m que pode voar no interior de um pavilhão.

Este "brinquedo" foi criado pela Airstage, empresa alemã especializada na criação de modelos voadores (incluindo automóveis, camiões, e até golfinhos e astronautas) para diversos espectáculos e acções promocionais; e embora tenha quase 5 metros de envergadura e uma dimensão de impor respeito, pesa apenas 350g.

O truque para este peso reduzido é que a fuselagem do avião é, na realidade, um balão insuflável cheio de hélio. Apenas as asas e demais superfícies de controlo são rígidas, servindo para controlar este dirigível em forma de avião.

... Imagino o pânico que se deveria gerar caso alguém levasse uma coisa destas para a praia... Não iam faltar telefonemas para as linhas de emergência a dizer que havia um avião a voar demasiado baixo e que iria despenhar-se! :)

5 comentários:

  1. Esse modelo parece-me baseado no A310 e não no A320 (apesar do titulo assim o dizer)...

    ResponderEliminar
  2. Apesar de maior, o A310 é mais "compacto" e "gordo", mais "redondinho", que a maioria dos modelos que vieram depois dele (sejam Airbus ou Boeing). Também faltam as Sharklets do A320 (a não ser que o modelo replicado fosse do A320-100, que existem muito poucos, quase sem expressão).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os A320 não têm sharkets "de origem" ,os que têm são como o caso dos A320 da TAP em que foram efetuadas modificações retrofit, os A320 que têm sharklets são os A320Neo e têm motores de maior dimensao e potencia, os CFM International LEAP-X ou Pratt & Whitney PW1100G.
      Quanto ao "brinquedo" é sem dúvida o "corpo" de um A310 com as asas identicas ou com o mesmo design e dimensões de um boeing 737-300

      Eliminar
  3. Tem que haver aí uma gralha no valor do peso. Em vez de 350g, não serão antes 3500g?

    ResponderEliminar