2017/01/26

Facebook testa publicidade dentro do Messenger - e utilizadores não vão gostar


Quem acusar o Facebook de ser uma plataforma publicitária disfarçada de rede social vai ter os seus receios confirmados pela potencial invasão de publicidade no Messenger, que o FB está a testar com alguns utilizadores.

Se a publicidade na web (e app) com conteúdos "sugeridos" a surgirem um pouco por todo o lado, a par da constante recomendação de que paguemos uns euros para promover aquilo que escrevemos e partilhamos, não bastasse para revelar o verdadeiro intuito do Facebook, talvez a chegada de publicidade bastante intrusiva ao Messenger o faça.

Ao contrário do que acontece no mural onde vão desfilando notícias partilhadas, onde um artigo sugerido pode ser inserido com alguma naturalidade, numa app de mensagens esperamos ver apenas as mensagens e contactos que nos interessam - e não me parece que os utilizadores apreciem o facto de aquilo que lhes interessa ter sido atirado para fora do ecrão devido à presença de blocos publicitários que ocupam metade do ecrã.

Por algum motivo o FB está a fazer o teste com um número reduzido de utilizadores, pois certamente não se quer arriscar a chateá-los ao ponto de os fazer fugir para apps da concorrência que, pelo menos por agora, não os chateiam com publicidade. Resta esperar que a reacção dos utilizadores seja suficiente para que estas intenções se fiquem pela fase de teste... e que o Facebook mantenha a publicidade bem longe do Messenger.

4 comentários:

  1. Eles tem que capitalizar o serviço de algum modo, e na minha opinião prefiro que o capitalizem desta maneira, do que com espionagem de conversas para calcular os nossos interesses e necessidades do momento e depois promoverem ads na sua rede. No entanto arrisco-me a dizer que vão fazer o ter as 2 opções em simultâneo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acredito que eles não façam já espionagem das conversas para promoção de ads ....

      Eliminar
    2. Eles dizem que não... mas por outro lado...
      http://abertoatedemadrugada.com/2016/08/as-98-coisas-que-o-facebook-sabe-sobre.html

      Eliminar
  2. Para mim é muito simples, apesar de ter sido utilizador ainda muito novo início, acabei por deixar de usar o Facebook. E o messenger uso com pouca frequência com aqueles amigos mais resistentes em usar whatsapp BBM ou viber.
    À mim no máximo aparece uma publicidade, porque de seguida desinstalo.

    ResponderEliminar