2017/01/12

Treinar carros autónomos no GTA V fica mais fácil


O processo de utilizar jogos como o GTA V para treinar sistemas de condução autónoma não é novo, mas agora passa a ficar bastante mais acessível, evitando que se perca um dia inteiro apenas para por tudo a funcionar.

Para que os sistemas de inteligência artificial consigam conduzir nas estradas reais convém que tenham o máximo possível de "experiência acumulada". Uma das formas de a obter é ter automóveis a circular nas estradas, mas para isso sendo necessário ter os carros, licenças, condutores, etc. Outra, bem mais económica, é recorrer a simulações... que eliminam esses requisitos e permitem que até os simples "curiosos" se possam aventurar nesse mundo.

O sistema que permite utilizar o GTA V para treinar carros autónomos tinha um processo de instalação e configuração bastante complexo, que poderia demorar um dia inteiro até estar pronto para ser utilizado; mas agora o sistema vai ser integrado com o OpenAI Universe, simplificando a sua utilização e reduzindo o tempo de configuração inicial a apenas 20 minutos.


Uma das grandes vantagens de se utilizar um jogo como o GTA V para treinar carros autónomos (para além dos custos reduzidos) é que todos os objectos no jogo já estão implicitamente categorizados; pelo que não é necessária intervenção humana para identificar uma pessoa ou sinal de trânsito (ou outra coisa) que por lá apareça.

O OpenAI Universe conta com mais de um milhar de jogos que podem ser usados para treinar sistemas de inteligência artificial, mas o GTA V é o mais realista e complexo de todos eles, tornando-se no candidato ideal para treinar veículos autónomos numa variedade de locais e com diferentes condições atmosféricas.

Apenas um último detalhe, será necessário terem o jogo. Pelo que é uma excelente desculpa para comprarem o GTA V, caso ainda não o tenham. (E ter em conta que por lá podem encontrar coisas que não deverão ser ensinadas aos automóveis autónomos! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)