2017/02/15

Apple atinge máximos históricos e supera valor de mercado de $714 mil milhões


Há dois anos atrás as acções da Apple atingiam máximos históricos e faziam-nos pensar "o que poderá a Apple fazer com 700 mil milhões de dólares?" Agora, depois de um interregno por patamares mais baixos, voltamos a assistir a uma Apple aparentemente imparável, e que volta a levantar a questão se a Apple poderá ser a primeira empresa a atingir um valor de mercado de um bilião de dólares (o "trilião" dos norte-americanos).

A explicação para esta subida repentina (desde o princípio do ano já subiu mais de 17%; e mais de 50% face ao valor que tinha em Maio de 2016) terá a ver com as vendas recorde obtidas contra todas as expectativas, e também as muitas esperanças que se estão a depositar no futuro iPhone 8.

A Apple já demonstrou que conseguia vender iPhones caros e com design idêntico ao de duas gerações anteriores, com o mercado a não hesitar em optar pelo modelo mais caro; e se isto acontece com modelos que se poderão considerar "pouco apaixonantes"... o que dizer quando a Apple lançar um iPhone que dê finalmente um salto evolutivo mais radical, que volte a relembrar os tempos dos primeiros iPhones, em que a concorrência andava perdida a tentar perceber o que se passava.

Claro que, com grandes expectativas existe também o risco de uma grande desilusão, e não será fácil gerir as coisas para distinguir aquilo que é potencialmente realista de se ver no próximo iPhone (como o ecrã OLED e carregamento wireless), de outras que serão mera fantasia. Mas, há muito que o mercado está com saudades de ser "maravilhado" por um gadget que se torne num objecto de desejo... e já era tempo do iPhone voltar a conseguir fazê-lo.

2 comentários:

  1. No post de 2015 o @AJM concluía: "Por fim, se é verdade que 700 bis é muito dinheiro, também não deixa de ser verdade que à escala dos Estados não é assim tantoo. Portugal produziu em 2013 cerca de 187 mil milhões de USD (PIB), pelo que se conclui que o valor da Apple não chegaria para nos comprar, mas apenas para nos arrendar durante 3 anos e tal!" (3,7 anos).

    O PIB de Portugal de 2015 foi de 179 mil milhões. Já está perto dos quatro anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para nos arrendar? A Apple tem um price to sales de 3.25 +/-. Isso quer dizer que o valor deles também só compra as vendas de 3,3 anos... Num país é naturalmente diferente, mas há quem tenha calculado que um valor teórico seria perto de 5x o GDP

      Eliminar