2017/02/13

Google Assistant a caminho de outros smartphones?

A decisão da Google limitar o Google Assistant aos novos Pixel, deixando esquecidos os Nexus (e demais modelos) tem gerado bastante mal-estar na comunidade Android, mas parece que a Google se prepara para rectificar a situação.


Os Google Pixel apresentados em 2016 trouxeram um novidade inesperada. À imagem daquilo que a Apple vem fazendo a cada lançamento do iPhone, a Google decidiu reservar algumas funcionalidades para os seus novos smartphones. O Pixel Launcher e o Google Assistant acabaram assim por não chegar aos Nexus 6P e 5X.

Esta medida algo estranha não foi bem recebida pela comunidade, pelo que não tardaram a aparecer soluções para contornar o problema. Embora sejam uma alternativa, acabam por não ser uma solução para o utilizador comum, que não quer andar com truques para utilizar o seu smartphone.


Uma actualização que saiu de forma inadvertida, acabou por permitir activar o Google Assistant em outros smartphones que não os Pixel. Num altura que em se espera que o LG G6 chegue com esta funcionalidade, esta disponibilização para outros equipamentos acaba por não surpreender, peca apenas por ser tardia.

Para já, não é oficial, mas os interessados podem passar no APK Mirror e fazer download do APK para instalação manual. Devem ter em atenção que é uma versão alpha, pelo que não será recomenda para quem não estiver disposto a enfrentar potenciais bugs e problemas.


Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. De acordo com os comentários no android police já não está a funcionar. Inclusive pessoas a quem funcionava voltaram a ter o Now On Tap mesmo com este apk, pelo que a suspeita é que a Google tenha desactivado isto do lado do servidor. ( fica na duvida se foi bug inesperado ou se estão mesmo a pensar em abrir o assistant a outros equipamentos)

    ResponderEliminar