2017/02/15

Patente da Apple revela ecrã com sensor de impressões digitais integrado


Com o próximo iPhone 8 (ou iPhone X) a recorrer a ecrãs OLED e a esperar-se que ocupe a quase totalidade da área frontal, permanece a pergunta sobre como irá a Apple lidar com a questão do sensor TouchID para ler as impressões digitais. Uma patente agora publicada poderá revelar as suas intenções de transformar todo o ecrã num sensor.

A ideia de ter um smartphone com "ecrã total" na frente vem acompanhado de muitos efeitos secundários que têm que ser resolvidos, sendo um deles o espaço que anteriormente era ocupado por um botão com sensor de impressões digitais. Em modelos como o Galaxy S8, a Samsung parece ter optado pela solução mais simples, reposicionando o sensor de impressões digitais na parte traseira do smartphone, mas se a Apple quiser realmente impressionar o mercado, teria que recorrer a algo mais avançado... e uma patente agora publicada revela que, pelo menos, está a pensar nisso.

A patente refere um ecrã com capacidade para ler impressões digitais, misturando os pixeis com elementos de detecção.


No fundo, é uma tecnologia bastante idêntica à utilizada nos ecrãs "PixelSense" que a Microsoft usava nos seus Surface (os seus ecrãs gigantes interactivos), e que também tinham a capacidade de detectar o que se pousasse sobre eles.

Considerando que a Apple não tem perseguido uma densidade ultra-elevada de pixeis nos seus ecrãs, torna-se bem realista imaginar que este tipo de implementação pudesse ser feita sem grandes complicações durante o processo de fabrico de um ecrã AMOLED (e, se não estou em erro, os ecrãs PixelSense utilizados pela Microsoft já eram produzidos pela Samsung, pelo que... já não seria propriamente uma novidade para eles.)

Para além de permitir que a validação da impressão digital pudesse ser feita em qualquer ponto do ecrã, esta tecnologia abriria ainda mais possibilidades quando fosse aplicada a um tablet como o iPad ou iPad Pro, permitindo um melhor reconhecimento de objectos pousados sobre o ecrã, ou até permitindo fazer o scan de documentos pousados sobre ele.

Enfim... as possibilidades são muitas, mas por agora tudo não passa de uma patente, que poderá tornar-se realidade, ou não.

6 comentários:

  1. E, ou o 8 traz mesmo uma "catrefada" de inovações, ou continuo no Android. Infelizmente, o meu feeling é que será muita parra e pouca uva, afinal, vende como tremoços, não é preciso arriscar muito..., e o Tim gosta de gozar com o pessoal...

    ResponderEliminar
  2. Mas a LG apresentou tal "inovação" já ano passado... Não entendo este conceito da patente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patentes há para "todos os gostos". A LG pode ter registado um sensor de leitura com método capacitivo, este é utilizando IR, amanhã pode surgir outro com um método "acústico"... enfim...

      Eliminar
    2. "Apple's micro-LED touchscreen and fingerprint reader patent was first filed for in June 2014"

      Eliminar
    3. http://www.lginnotek.com/community/news_view.jsp?seq=611 publicado inicio de maio... mas la está deve utilizar um método diferente como o Carlos referiu

      Eliminar
    4. Marc, e esse referia-se apenas a um sensor que funcionava atrás de vidro, não de um integrado num ecrã.

      De qualquer forma, tentar decifrar coisas das "patentes" é muitas vezes tarefa que transcende as capacidades de comuns mortais como nós. :)

      Eliminar