2017/02/08

SteamCleaner elimina ficheiros esquecidos do Steam, UPlay, Origin e GoG


Depois de termos visto como recuperar alguns gigabytes eliminando ficheiros desnecessários do Windows, vamos ver como fazer o mesmo para serviços de jogos como o Steam, Origin, UPlay, e outros.

O SteamCleaner é um utilitário open-source que tem como missão detectar e eliminar todo o tipo de ficheiros redundantes (ou esquecidos) deixados por serviços de jogos como o Steam, Origin, Uplay e GoG. É frequente que estas plataformas mantenham ficheiros duplicados por conta da instalação de múltiplos jogos, e nalguns casos isso pode representar vários gigabytes de espaço.

No entanto, é importante referir um aspecto importante: ao contrário do que acontecia com o método de limpeza dos ficheiros temporários do Windows, em que é 99.99% seguro eliminarem-nos sem pensarem muito no assunto, com o SteamCleaner é conveniente terem bastante mais atenção ao que ele considera desnecessário. Em versões anteriores já se deu o caso de ele apagar ficheiros que afinal eram importantes... pelo que, convém jogar pelo seguro e rever atentamente o que vão eliminar.

Ainda assim, nem que seja apenas para efeitos informativos, para ficarem com uma ideia do espaço que poderá estar a ser desperdiçado com coisas redundantes ou desnecessárias, não custará dar uso a este SteamCleaner - especialmente se forem utilizadores intensivos do Steam e/ou outras plataformas de jogo acima referidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)