2017/03/15

bq Witbox Go! quer revolucionar impressoras 3D

A bq surpreendeu-nos quando decidiu entrar no segmento das impressoras 3D, mas essa aposta não foi feita por acaso, sendo que a nova Witbox Go! demonstra precisamente que esse é um sector em que a empresa está seriamente empenhada.


Além dos dois smartphones bq X de que já falámos hoje, a bq aproveitou a sua passagem por Lisboa para nos apresentar uma nova impressora 3D, a Witbox Go!, equipamento pensado para conquistar o mercado doméstico.

Para isso, a marca espanhola apostou num modelo com dimensões reduzidas, sem cabos ou botões (para além do power) e de fácil utilização. O cliente apenas tem de ligar a impressora à corrente e descarregar uma app; e a bq garante que o utilizador estará a imprimir em apenas 15 minutos.

Um dos aspectos em destaque é o baixo ruído em funcionamento, graças à utilização de um chip de Trinamic. Pelo que foi possível verificar durante a apresentação, o ruído é efectivamente bastante inferior ao de uma impressora "Prusa i3". Os endstops foram substituídos por um sistema que detecta o fim de curso através do esforço que o motor está a fazer. O volume de impressão é de 14x14x14cm.


As porcas para nivelar a mesa deram lugar a um sistema automático para nivelamento. A mesa dispensa a utilização de produtos para fixação do filamento e tem uma área de limpeza para remover o filamento em excesso. Os rolos de filamento apresentam um sensor NFC que permite automaticamente configurar alguns dos parâmetros de impressão, dispensando o utilizador desta operação. Enfim, todo um conjunto de características que visa simplificar a vida aos utilizadores.


Esta impressora tem um processador Snapdragon 410 e corre Android, permitindo uma utilização simplificada do equipamento. Simplicidade é de facto a palavra de ordem desta Witbox Go!, desde o design minimalista, à operação assistida pelo smartphone. Sem dúvida um conceito interessante que temos muita curiosidade em testar.

A Witbox Go! tem um PVP de 599,90€, com chegada prevista para o Verão.

1 comentário:

  1. Antes de comprar a Anet A8, ainda espreitei as BQ. Mas a diferença de preço, limitações de dimensão de impressão e a impossibilidade de expandir retrairam-me!

    ResponderEliminar