Com a chegada do Chrome 57 temos um Chrome mais eficiente que nunca, mas simultaneamente também é dado mais um passo no sentido de dizer adeus ao Flash. Se ainda tiverem necessidade de aceder a sites em Flash, há no entanto uma solução.
Há inúmeras situações em que o Flash foi mal utilizado e faz todo o sentido bloqueá-lo, mas do lado oposto também bastantes excepções em que a utilização do Flash é bem feita e ainda não existem alternativas em HTML5 que o substituam.
Por exemplo, a nível pessoal, sou um grande fã e utilizador do Sumopaint, um verdadeiro "Photoshop" na web... feito em Flash. E com a mais recente versão do Chrome, o resultado que obtinha era o de que o browser não suportava Flash, dizendo-me que tinha que o instalar caso desejasse utilizar o site. E imagino que o mesmo terá acontecido a muitas outras pessoas, com outros sites em Flash (por exemplo, jogos) que
Actualização: afinal isto apenas acontecia a quem tinha activado a anterior opção "Click to play", para os restantes a opção pré-definida é o site em Flash perguntar se o utilizador o quer executar.
Felizmente é um problema que por agora é bastante simples de resolver. Basta dar um salto aos Settings->(Show Advanced Settings)->Content Settings->Manage Exceptions (na secção Flash).
Nesta secção poderão adicionar todos os sites que utilizam com frequência e que dependem do Flash para funcionar, criando excepções para o bloqueio feito pelo Chrome.
É certo que isto não evita que eventualmente lá chegue o dia em que o Flash desapareça mesmo do Chrome e deixem de haver "excepções"; mas pelo por agora, fica o problema resolvido.
Com a chegada do Chrome 75 :)
ResponderEliminarCorrigido! Obrigado. :)
Eliminar