2017/04/20

Gestão de apps no Android passa a ser como sempre deveria ter sido


Depois de anos a desperdiçar espaço e mostrar cada vez menos informação numa maior área de ecrã, a Google faz o inesperado e volta a apresentar informação de forma mais condensada.

Ninguém põe em causa a importância do chamado "white space" (o espaço em branco) no design dos interfaces e na apresentação de informação; no entanto a Google há muito que tem abusado disso, chegando ao ponto de, em muitos casos, ficarmos perante a ridícula situação de mesmo tendo acesso a ecrãs de elevada resolução, podermos ver menos informação do que veríamos num ecrã de texto de há décadas atrás.

Quem der um salto à secção My Apps na app da Play Store no seu Android, verá que a informação referente às actualizações e apps instaladas é apresentada de forma mais condensada e eficiente - como podem ver na imagem acima, com a apresentação antiga à esquerda, mais desperdiçadora de espaço; e a nova à direita.

Os icons das apps passam a ter um tamanho mais reduzido e, em vez de vermos informação como a classificação (que pouco sentido faz para apps que já instalamos) por baixo do nome da app, vemos informação bem mais útil, como o tamanho da actualização ou da app, assim como a data da última utilização. Na secção das apps instaladas temos também a possibilidade de ordenar a lista de apps por nome, tamanho, data da última actualização, ou data da última utilização. Esta última funcionalidade será bastante útil para rapidamente descobrirmos que apps estão a gastar mais espaço, e também aquelas que já não utilizamos "há anos" e que poderão ser desinstaladas sem grandes problemas.

Esperemos que esta tendência de voltar a dar melhor uso ao espaço disponível se alastre a mais áreas... e venha a contagiar outros developers e apps.

2 comentários:

  1. Concordo é fundamental o correcto aproveitamento do espaço,espero que seja para manter e não uma moda passageira.

    ResponderEliminar