2017/04/20

Google prepara Ad-Blocker para o Chrome?


A Google parece estar prestes a fazer algo inesperado, preparando um ad-blocker integrado de origem no Chrome com o qual espera acabar com todo o tipo de publicidade considerada abusiva.

A proliferação de publicidade abusiva que tem levado à popularidade crescente dos ad-blockers parece finalmente ter chegado a um ponto em que a Google já não lhe pode fechar os olhos. Sendo uma empresa cuja maior fatia dos lucros provém da venda e apresentação de publicidade, a Google tem-se mantido afastada dos ad-blockers o mais possível (bastará relembrar no seu Chrome para Android nem sequer disponibiliza qualquer forma fácil de se utilizar um adblocker).

No Chrome para desktops é possível usarem-se adblockers como o uBlock, AdBlock Plus e outros, mas em breve o cenário poderá mudar drasticamente, caso a Google adicione um adblocker integrado no Chrome.

A medida, caso se confirme, não será inocente. Actualmente a Google tem ficado refém dos adblockers populares, tendo que fazer parcerias (e pagar) para que a sua publicidade possa ser considerada "aceitável" e continuar a ser exibida. No entanto, se passar a ter controlo sobre o adblocker mais popular (aquele que ficaria integrado de origem no Chrome), fica com a capacidade de definir que anúncios considera aceitáveis ou não - ou seja, pode dizer que bloqueia publicidade com popups ou que tentam saltar para a frente do ecrã de forma abusiva, enquanto simultaneamente deixar passar a sua publicidade "aceitável".

Caso a Google avance com isto, é de esperar que os actuais ad-blockers reclamem de abuso de posição dominante... pelo que, se calhar, a melhor opção seria mesmo fazer algo ao estilo do que a Apple fez no Safari para iOS: dar uma forma fácil de integração de adblockers de terceiros com o browser, e assim continuaria a ser da responsabilidade dos utilizadores escolherem o que preferiam - mesmo que um deles fosse feito pela própria Google.


P.S. De uma forma ou de outra, seria essencial que o Chrome para Android passasse a suportar adblockers de forma fácil, já que será nos equipamentos e ligações mobile onde mais se poderia beneficiar de um ad-blocker.

2 comentários:

  1. No android é simple, é procurar por "mother of all ad blocking".
    tem de se ter root

    ResponderEliminar
  2. Acho bem. Nunca fui adepta de bloquear completamente a publicidade porque sei o que é que a casa gasta. Tenho sempre pedido por um adblocker com modo de blacklist em vez de whitelist. Isto parece-me uma 'solução' semi-aceitável.

    ResponderEliminar