2017/04/20

Samsung Galaxy Note 8 deverá usar câmara dupla com zoom 3x


Uma das surpresas do Galaxy S8 foi recorrer à mesma câmara que o Galaxy S7, mas isso pode ficar explicado pela aparente intenção da Samsung reservar o salto evolutivo para o Galaxy Note 8, que deverá recorrer a uma câmara dupla com zoom óptico de 3x.

A câmara do Galaxy S7 é excelente, pelo que se esperava que no S8 a Samsung voltasse a surpreender nesse campo. Infelizmente não o fez, usando um sensor idêntico, com as melhorias a serem feitas apenas do lado do software. Segundo o analista Ming-Chi Kuo da KGI, a novidade nas câmaras fica reservado para o Note 8, o que não deixará de fazer sentido como forma de o diferenciar e tornar mais apetecível que o S8, já que o restante hardware se deverá manter praticamente inalterado.

Segundo ele, a Samsung deverá apostar num sistema de câmara dupla traseira para o Note 8, com uma câmara de 12MP e lente grande angular, e uma câmara de 13MP com lente telefoto. Porque motivo a Samsung não utiliza um sensor idêntico para ambas as câmaras, isso é que teremos que esperar para descobrir, caso isto se concretize. Ambos os sensores contam com estabilização óptica, e claro que se espera que os seus resultados superem os do iPhone 7 Plus - embora a comparação não deva ser feita com esse iPhone, mas sim com o que vier a ser lançado este ano.

A KGI também já foi forçada a alterar a sua posição face ao Galaxy S8, modelo que eles não acreditavam que viesse a ter grande sucesso, por surgir no seguimento do Note 7 e ter que enfrentar o muito aguardado iPhone 8/X que chegará este ano, mas esses receios revelaram-se infundados e já aumentaram a previsão do número de unidades vendidas de 40-45 milhões para 50-55 milhões.


Para mim, a única "chatice" destes smartphones caros serem um sucesso, é que vai dando aos fabricantes a confiança para que apostem em modelos cada vez mais caros. Actualmente, tanto os iPhones como os Galaxy S8 já se aproximam bastante dos mil euros... a este ritmo, daqui por mais meia década teremos os topo de gama a dois mil euros?

3 comentários:

  1. Mas apesar de terem câmaras semelhantes, segundo li o sensor do S8 não é exatamente o mesmo do s7.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, não é o mesmo, é outro sensor, mas idêntico.

      Eliminar
    2. Aliás... sensores... uns vêm com sensores Samsung, outros com Sony.
      https://www.dpreview.com/news/7887658820/samsung-galaxy-s8-comes-with-two-different-camera-sensors

      Eliminar