2017/04/06

Microsoft revela detalhes do Project Scorpio - a Xbox 4K


Depois de ter sido frequentemente criticada pela Xbox One ser tecnicamente menos potente que a PS4, a Microsoft quer retaliar e para isso lançou o Project Scorpio, que finalmente passa a ter dados técnicos que revelam aquela que será a primeira consola de jogos resolução Ultra HD 4K.

A Sony actualizou recentemente a sua PS4 com a PS4 Pro, mas a próxima Xbox, que deriva deste Project Scorpio, estará num mundo à parte e poderá chegar ao mercado mais cedo do que se imagina... talvez mesmo a tempo deste Natal. Algo que poderá explicar porque motivo a Microsoft foi tão prestável em revelar todos os segredos do Project Scorpio nesta altura.


A nível do CPU o Scorpio continua a recorrer a um octa-core agora a 2.3GHz, um GPU com 40 compute units a 1172Mhz (na Xbox One eram 12 a 853/914MHz), 12GB de RAM GDDR5 (em vez dos 8GB usados tantos na Xbox One como na PS4), com barramento de 384bits e largura de banda de 326GB/s (muito superior aos 204-219GB/s da One/One S e 218GB/s da PS 4 Pro), e disco de 1TB de origem. E tudo isto com fonte de alimentação (245W) interna...

Em que é que isto se traduz na prática? Numa demonstração de um jogo Forza Motosport adaptado para a Scorpio, a correr em resolução 4K efectiva, o jogo correu sem falhas a 60fps tendo uma taxa de ocupação do sistema de apenas 60-70%, revelando que ainda havia muito espaço de manobra para melhorar a qualidade do jogo.

Veremos uma Scorpio em funcionamento na E3, e certamente a MS irá escolher os jogos que mais irão encher os olhos dos visitantes. Mas uma coisa é certa... parece que vamos poder jogar a 4K bem mais depressa do que pensávamos! Resta apenas saber quanto é que teremos que pagar por esse privilégio. :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)