2017/04/06

Waze vai partilhar relatos de acidentes com serviços de emergência Europeus


Os serviços de emergência Europeus vão ter acesso directo aos relatos de acidentes feitos via Waze, para maior eficiência e rapidez na resposta aos mesmos.

Quem utiliza o Waze sabe a facilidade com que se pode reportar todo o tipo de incidentes na estrada, desde congestionamentos a carros parados na berma, e também os indesejados acidentes (ligeiros ou graves). Este relato fica logo automaticamente localizado, pelo que acaba por ser bastante mais eficaz do que tentar explicar em que local se está caso se faça um telefonema para o 112, particularmente se estivermos a circular por uma área que não se conheça.

Daí as vantagens evidentes desta parceria entra o Waze e a EENA (European Emergency Number Association) que fará chegar esses relatos no Waze aos serviços de emergência Europeus em tempo-real, para que polícia, bombeiros e ambulâncias possam reagir mais rapidamente.

O Waze já tem feito parcerias idênticas noutros locais, incluindo parcerias com cidades, onde o relato de buracos na estrada permite que os serviços municipais/rodoviários possam tratar do problema quanto antes. Mas embora fosse desejável que isso também acontecesse por cá, penso que seria tal a overdose de relatos de buracos, que rapidamente esses serviços desistiriam da parceria. ;P

Por agora esta parceria para os acidentes começará com uma fase piloto em quatro regiões, sendo que os serviços interessados em participar se podem candidatar. Esperemos que entre eles se encontrem várias cidades portuguesas.

1 comentário: