2017/04/19

Panasonic detecta frequência cardíaca usando apenas uma câmara


A Panasonic quer aumentar um pouco mais a emoção dos campeonatos de golf mostrando a frequência cardíaca dos jogadores, e consegue fazê-lo usando apenas uma câmara e sem recorrer a sensores nos próprios golfistas.

Nos últimos anos temos visto diversas áreas do desporto serem invadidas por tecnologia que permite aos espectadores ficarem com mais informação sobre o que se está passar (e tornando a sua visualização mais interessante), e a Panasonic quer fazer o mesmo com o golf, um desporto tradicionalmente lento e que nem sempre consegue manter o interesse do público da forma que seria desejada.

Para isso vai recorrer à apresentação da frequência cardíaca dos golfistas, assim revelando se os mesmos poderão estar preocupados com a jogada que vão fazer ou perfeitamente calmos, sendo que a parte curiosa é que essa leitura será feita com uma câmara e não com os habituais sensores de frequência cardíaca.

Segundo a Panasonic, os dados obtidos por este método são bastante fiáveis - pelo que me parece que será uma questão de tempo até que esta técnica venha a ser utilizada em muitas outras situações. (Já estou a imaginar câmaras na via pública a conseguirem detectar quando algum transeunte possa ter algum problema cardíaco e necessite de assistência médica.)

3 comentários:

  1. Em 2012 foi publicado um artigo cujo resultado permitia fazer exactamente isto e muito mais ...

    http://people.csail.mit.edu/mrub/vidmag/

    https://www.youtube.com/watch?v=ONZcjs1Pjmk

    É sempre bom ver a investigação cientifica chegar ao mundo real ;)

    ResponderEliminar
  2. As potencialidades e perigos que representa...por exemplo nos futebóis !!!

    ResponderEliminar