2017/05/31

Google abandona desenvolvimento da Nik Collection


Há pouco mais de um ano a Google disponibilizou gratuitamente a colecção de ferramentas de edição de imagem Nik Collection; foi um presente que muitos suspeitaram ser o primeiro passo para o abandono que agora se confirma: a Google informa que não fará qualquer actualização a este software.

A Google comprou a Nik Software em 2012, e com isso ganhando a Nik Collection e o popular Snapseed para edição de imagems. O Snapseed desapareceu no ano seguinte dos desktops, mantendo a sua popularidade nas plataformas mobile; enquanto simultaneamente a Google baixava o custo da Nik Collection de $500 para uns mais acessíveis $150. O ano passado, a Nik Collection passou a ser completamente gratuita... mas agora vê-se que isso não foi feito com o intuito de atrair mais utilizadores, mas sim como forma de ir oferecendo algo a que já não dava valor.

Agora, a Nik Collection surge com a informação de que não receberá qualquer nova actualização, ficando o software disponível "tal como está".

As ferramentas continuarão a estar disponíveis e a funcionar - com compatibilidade anunciada com o Mac OS X 10.7 até 10.10; Windows Vista, 7, 8; e Adobe Photoshop até ao CC 2015. A ausência do Windows 10 já faz prever que qualquer potencial incompatibilidade ficará por resolver, assim como com versões mais recentes dos restantes sistemas em que funcionava. É certo que temos cada vez mais opções para edição de imagem... mas, fica mais uma vez a lembrança de que quando um serviço é comprado por um dos "gigantes", isso nem sempre resulta a favor de quem gostava dos seus produtos...


Actualização (25/10): a Google vendeu a Nik Collection à DxO.

1 comentário: