2017/05/22

Microsoft cria óculos holográficos de verdade


Os óculos VR e de realidade aumentada estão lentamente a ganhar popularidade, mas nenhum deles utiliza (ainda) tecnologia holográfica que poderia resolver todos os problemas de criar imagens verdadeiramente em 3D. A Microsoft dá mais um passo nesse sentido, criando tecnologia que permite criar óculos realmente holográficos.

Não é segredo o interesse da MS no sector da realidade aumentada; basta ver todo o investimento feito no HoloLens - que contrariamente ao que o seu nome faz pensar, também não usa hologramas - e na preparação do Windows 10 para se tornar num sistema operativo funcional neste tipo de equipamentos.

Futuras versões do HoloLens poderão adoptar um formato muito menos intrusivo, idêntico ao de óculos normais, e capazes de exibir imagens verdadeiramente holográficas. Desta forma, em vez de se procurarem formas de tentar enganar os nossos olhos e cérebros de que estamos a ver imagens 3D a diferentes distâncias focais, estaríamos a olhar para hologramas, que automaticamente já resolvem todos esses problemas.



Outra vantagem desta tecnologia, é que poderia compensar automaticamente para diferentes deficiências de visão, como miopia e astigmatismo, pelo que também utilizadores que sofressem dessas condições poderiam tirar o máximo partido desta tecnologia sem necessidade de sistemas adicionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)