2017/06/21

AMD apresenta CPUs EPYC com até 32-cores e 64-threads


Se o Ryzen Threadripper com 16-cores não vos enche as medidas, a AMD tem uma nova série de CPUs que certamente o fará: os EPYC, com até 32-cores.

Se os Ryzen são os CPUs destinados ao segmento de consumo, os Epyc são a resposta da AMD aos Xeon da Intel, destinando-se ao segmento professional e empresarial. A aposta continua a ser fortemente na componente de multi-processamento, e por isso para além de aqui encontrarmos CPUs com até 32-cores e 64-threads, temos também 128 ligações PCIe 3.0 por CPU, e um novo sistema de interligação chamado Infinity Fabric que liga os núcleos num mesmo chip a 42GB/s e entre chips a 38GB/s.


Embora não seja o tipo de chip que vá fazer mexer o segmento doméstico (a não ser aquele reduzido segmento que gosta de ter máquinas com material empresarial para uso caseiro, independentemente do seu custo), é bom ver a AMD a não baixar os braços e deixar a Intel a dominar o mercado.

Os Epyc começam nos $400 para CPUs com 8-cores e 16-threads, e vão até aos $4000 para o topo de gama com 32-cores e 64-threads. Um facto curioso, é que todos eles, incluindo os mais baratos, têm direito aos tais 128 canais PCIe 3.0, o que poderá ser decisivo e ditar a sua escolha face aos Xeon para diversas aplicações.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)