2017/07/05

Desktopography arrasta ambiente de trabalho para fora do ecrã


A forma como interagimos com os computadores está em constante evolução, e há quem nos mostre como no futuro essa interacção poderá ultrapassar as dimensões do ecrã e alastrar-se ao ambiente de trabalho físico que temos à nossa volta.

O Desktopography é um projecto que foi apresentado há dias em Lisboa, na conferência EICS (Engineering Interactive Computing Systems) e que, recorre a câmaras 3D e projectores para criar um ambiente de realidade aumentada que nos permite misturar os elementos virtuais e físicos - sem necessidade de usar óculos especiais.

Por exemplo, uma máquina calculadora poderia facilmente surgir na mesa da secretária, sendo completamente funcional e podendo ser arrastado para qualquer lado, sem ocupar área do ecrã. Este elementos virtuais são também capazes de reagir a alterações no ambiente, pelo que se se pousar algo sobre eles, poderão simplesmente ser reposicionados automaticamente para outro local onde não existam conflitos com objectos.

Será sem dúvida uma excelente aposta para interfaces no futuro, mas pelo menos numa primeira fase parece-me que serão mais interessantes as propostas com óculos de realidade aumentada, que permitirão expandir o campo da interacção para além da área de projecção de um projector. Mas para isso, será necessário que a Magic Leap (e outras empresas) nos mostrem que a sua tecnologia é capaz de cumprir com o prometido.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)