2017/07/10

Driver da Nvidia já supera 1GB


Nos dias de hoje, 1GB já não é considerado nada de especial mas... será que faz sentido considerar-se normal que o driver de uma placa gráfica da Nvidia já ocupe mais de 1GB?

Quem me conhece ou acompanha há algum tempo saberá o quanto me irritam as coisas "pouco eficientes". Fico doente ao ver programas que injectam serviços que ficam permanentemente em memória num computador mesmo que só os queiramos executar uma vez por ano; e também tenho desejos impróprios a programas que achem natural encher o disco com mais algumas dezenas de milhares de pequenos ficheiros individuais, que melhor teriam sido agrupados dentro de um só (nem vou falar do caso ridículo de um jogo que decide ocupar o computador com cerca de 50GB de ficheiros de música descomprimida, justificando que é para o PC não gastar recursos a descomprimir algo como um MP3... independentemente do utilizador poder estar a usar o mais potente computador à face da terra, que seria capaz de o fazer sem sequer perder um frame.)

Pois bem, chegamos ao ponto em que os próprios drivers da Nvidia chegam ao ponto de ocupar mais de 1GB em disco, algo que já era previsível face ao seu incremental aumento de tamanho desde... sempre.


Em vez de criar um labirinto de versões diferenciadas para cada placa, a Nvidia optou (e bem, na minha opinião) por criar um driver universal que serve para todas as suas placas gráficas - com excepção de algumas mesmo já completamente obsoletas. A questão é que deveria haver limites para tudo... e ter um driver que já ocupa mais de 1GB deveria ser motivo suficiente para se rever esta opção, talvez fazendo nova ronda de "limpeza", retirando o suporte de algumas das placas mais antigas e passando-as para um driver à parte.

Mesmo com todas as desculpas que se possam fazer de que 1GB não é "incomodativo" hoje em dia, há que não perder a noção das coisas, e de que é possível ter um sistema operativo completo, com ambiente gráfico, em apenas 50MB (sem contar com alguns mais esotéricos, que ocupam apenas 1MB).

É certo que, no final do dia, imagino que o pessoal da Nvidia considere a opção de separar o driver em várias versões, pese os prós e contras, e acabe por deixar ficar tudo na mesma. Afinal, se o próximo driver ocupar 1.1GB, quem é que irá importar-se com isso, se o anterior já ocupava 1GB?

Voltamos ao assunto daqui a 10 anos... quando o driver se aproximar do 1TB... ;P

12 comentários:

  1. fico contente em ver que existem gajos que pensam como eu :) mas de qualquer forma, neste caso da nvidia, não costumo instalar nada além do controlador, todos os extras não os instalo, ficam só na cache

    ResponderEliminar
  2. Seria tão mais sensata uma pequeníssima aplicação que detectasse a placa gráfica instalada e oferecesse a opção de descarregar individualmente aquilo que o utilizador pretende, designadamente, só o controlador.

    Até os servidores da nvidia agradeciam.

    ResponderEliminar
  3. Só discordo com uma coisa, que é referida no texto.
    O Linux não usa os drivers da mesma forma que o Windows, nem tem o bloatware que o Windows tem ao instalar o driver, duvido muito que o driver nVidia para linux ocupe tanto espaço assim. Para não falar que os drivers da nVidia para Linux estão muito mal otimizados, pelo menos para já o que me faz aumentar as suspeitas quanto ao tamanho do driver.
    Por fim verifiquei o tamanho do download por apt-get que é de 349MB ao instalar os pacotes nvidia-375 e nvidia-375-dev.
    Só mais uma coisinha :) o damn small linux, segundo o que eu li há algum tempo atrás, serve principalmente para servers, mas não é uma distro muito usada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O download do driver para windows também é de 349MB.
      ¯\_(ツ)_/¯

      Eliminar
    2. Tem razão, erro meu. Não vi atentamente os tamanhos dos ficheiros. O download é de 71MB e os pacotes todos instalados ocupam mais 349MB dado que já há bibliotecas instaladas.

      Eliminar
    3. Mais no Linux se vc ir no site da NVIDIA como se faz no Windows o download não passa de 80mb eu acho ..

      Eliminar
  4. As drivers de GPUs neste momento são tremendamente complexas por causa de todos os APIs e features que têm que suportar. Além de que as drives da Nvidia são comuns a Windows/Linux/BSD, também milhentas features como suporte a G-Sync, entre outras coisas.
    Depois têm que suportar DX9, DX10, DX11, DX12, OpenGL e muitas extensões fora dos specs oficiais de OpenGL, Vulkan. E no Windows inclui o Geforce Experience e mais umas coisinhas e lá vai por ali acima. Duvido que o suporte básica da gráfica chegue ao 1GB. Isso inclui o Geforce Experience não?

    Mas "limpar" estes drivers e torná-los mais leves dá imenso trabalho, demora imenso tempo e custa imenso dinheiro.
    Basta ver o tempo que os drivers open-source da AMD levaram para ultrapassar os closed-source em Linux. Desde que a Valve apresentou o Steam para Linux até agora já foram uns anos valentes!
    E mesmo assim, ainda não alcançaram paridade com os drivers Windows e faltam features do display driver como suporte a HDMI, FreeSync, entre outras coisas.

    Nesta altura do campeonato drivers de GPUs são absurdamente complexos e reorganizar é um desafio mais difícil que refazer do zero. E se este já demora imenso tempo...

    ResponderEliminar
  5. Carlos, A minha pasta da Nvidia ocupava perto de 5GB mas se verificares a a pasta "installer2" dá para ver que aquilo são os ficheiros antigos para as outras versões. Delete nisso e o tamanho total da Nvidia passa para menos de 300 MB (assumindo que só tens o driver instalado e nada de bloatware como GeForce Xperience)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu sei.
      Mas é aquilo que tu próprio dizes... um utilizador que vá instalando o driver, acaba por ter 5GB (ou mais) de espaço ocupado, sem "saber porquê" (a não ser que se dê ao trabalho de ir manualmente até à pasta, e apagar o que for antigo ou sem interesse)... No mínimo, o novo installer, depois de ter completado a instalação, podia oferecer-se para apagar as pastas antigas...

      Eliminar
    2. Concordo. O mais ridiculo é que ainda na semana passada fiz uma "instalação de raiz" pelo instalador. Na verdade ele não faz uma verdadeira instalação de raiz ao que parece, caso contrário não ia ter lá aquele lixo todo.

      Eliminar
    3. Lol. Não sabia disto! Obrigado pela indicação. Acabei de libertar 7.35GB no meu SSD de 128GB. :D

      Eliminar
  6. desinstalar drivers amd ou nvidia usem ddu

    ResponderEliminar