2017/07/24

Google Duo gasta 8MB por minuto em videochamadas


Os utilizadores com tarifários de dados mais limitados já se deverão manter afastados das apps de videochamadas, mas se decidirem utilizar o Google Duo será conveniente saberem que a app gasta cerca de 8MB por minuto.

O Google Duo pode continuar a ser ignorado pela maior parte das pessoas, mas quem o experimentar certamente irá ficar surpreendido pela qualidade da imagem e som que a app disponibiliza. Agora isso fica explicado, pois Justin Uberti, um dos responsáveis pela app, veio revelar que o Duo gasta 8MB por minuto durante as video chamadas.

É um valor que se pode considerar inconsequente quanto estamos a utilizar uma rede WiFi com dados ilimitados, mas se for numa ligação 3G/4G, até uns poucos minutos podem rapidamente superar o limite do tarifário. Mesmo uma simples chamada de 5 minutos por dia representará 1.2GB de dados por mês, o que também vem demonstrar a necessidade dos operadores ajustarem os limites de dados para os tempos modernos - em vez de seguirem pelo caminho de "oferecerem dados" para determinadas apps e serviços específicos; coisa que infelizmente se parece estar a tornar cada vez mais frequente.

Se usarem o Duo apenas para chamadas de voz, então o consumo de dados cai para 0.8MB por minuto (ou até menos, pois adapta-se à qualidade da rede disponível). Mas para o futuro, a equipa está a trabalhar no sentido de dar mais opções aos utilizadores, para que possam ter maior controlo sobre os dados que gastam: por exemplo, disponibilizando uma opção para qualidade reduzida quando se está a usar dados mobile, e qualidade melhorada quando se está em WiFi.

4 comentários:

  1. Há tempos vi uma comparação entre as apps de videochamadas e a melhor, tanto em termos de qualidade quanto em gasto de dados era o FaceTime. A pior era o Skype. O Duo tem qualidade interessante, mas inferior ao FaceTime.

    ResponderEliminar
  2. Já punham era isto a funcionar em tablets e afins

    ResponderEliminar
  3. e pq nao qualidade adaptativa por omissao? tipo como fazem dos videos do youtube? nao?
    e escolha para o caso da pessoa queres escolher?

    ResponderEliminar