2017/07/24

Notícias do dia

O Stamp transfere músicas e playlists entre serviços de streaming; o iPhone 8 já tem design final decidido; bootloop do Nexus 6P resolvido passando-o a quad-core; temos em promoção o tablet Chuwi Hi10 Pro a €135; Andy Rubin promete Essential Phone para Agosto; Paco Bandeira culpa os downloads e destrói 50 mil CDs; e a Verizon foi apanhada a fazer throttling de vídeo.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que esta semana estão em curso vários passatempos: temos para oferecer um Vkworld Z3310, um livro FCA sobre a criação de sites com Bootstrap, e ainda um smartphone Leagoo T5 com 4GB de RAM e câmara dupla.

Reino Unido também quer registo de drones e cursos de formação

O tópico do registo obrigatório de drones não é só um assunto nacional, pois também o Reino Unido quer implementar um registo obrigatório de drones, o que também está a gerar enorme consternação entre os entusiastas destas aeronaves.

A diferença, é que em vez de se apressarem a definir os valores das multas, como por cá está a acontecer, por lá ainda vão falando de cursos de formação para sensibilizar os utilizadores das regras básicas de segurança. Algo que nem me parece despropositado (desde que se mantivessem as devidas excepções) - mas por outro lado, também em tempos se exigia licenças e registo para andar de bicicleta (lembram-se de ir pedir matriculas para as mesmas?) e entretanto acabou-se com tudo isso...


Instagram está a afectar a decoração dos restaurantes



A popularidade das selfies e de serviços como o Instagram já começa a afectar o design de restaurantes e outros locais que queiram atrair esta clientela. A ideia é ter algo que seja único e diferente, capaz de atrair a atenção e - acima de tudo - justificar uma foto partilhada no Instagram, que potencialmente sirva de chamariz a outras pessoas que também a queiram adicionar à sua lista de fotos/locais onde estiveram.

Se estiverem a pensar abrir um espaço público... será algo a terem em conta. (Ou então apostarem na táctica inversa - de isolar o espaço de modo a que não haja nem WiFi nem rede móvel, obrigando as pessoas a pousarem os smartphones ;P


China obriga cidadãos a instalar spyware para "detectar terroristas"



A ideia de existir uma app para tudo está a ser levada ao limite na China, forçando os cidadãos a instalarem uma app de spyware que analisará os conteúdos dos seus smartphones para ver se têm alguma coisa indevida. Quem achar que se pode livrar disso não instalando a app, arrisca-se a ir para a cadeia por 10 dias, se for apanhado numa verificação de controlo pela polícia.

... Acho que começa a ser compensador para muitos chineses regressarem ao tempo de utilizarem smartphones "burros" que só fazem chamadas... fica logo o assunto resolvido. O mais assustador é imaginar que este tipo de medidas eventualmente se alastrem ao ocidente - embora a NSA (e outras entidades idênticas) já se vá entretendo a fazer este tipo de coisas... apenas de forma menos visível.


LinkedIn junta-se aos serviços que já precisam de apps "lite"



Já tínhamos alertado para que o fenómeno das apps "lite" se iria tornar cada vez mais frequente, e agora também o LinkedIn nos dá razão, ao lançar uma versão lite que se estreia na Índia mas em breve deverá chegar a todo o mundo.

Com o incessante aumento de funcionalidades, que fazem com que muitas apps actuais comecem a ter tamanhos que roçam o ridículo, era inevitável o surgimento das apps "lite" que se reduzem ao essencial. A minha pergunta é se também elas começarão a crescer... e daqui por uns anos obrigar a que se tenham apps "ultra-light". ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)