2017/07/01

Japão quer colocar homem na Lua antes da China


Estamos prestes a assistir a uma nova corrida espacial para a ida à Lua, mas desta vez os intervenientes são a China e o Japão, em vez dos EUA e Rússia.

Durante a década de 60, a Guerra Fria despoletou o desejo de mostrar a superioridade tecnológica entre as duas super-potências mundiais, culminando com a concretização da famosa promessa de Kennedy, de colocar um homem na Lua antes do final da década (e claro, de o trazer de regresso à Terra). Meio século depois, o panorama espacial é bem diferente...

Actualmente, temos empresas privadas a liderar em termos de chegar ao espaço a custo reduzido, e em termos governamentais, são países como a China, Índia e Japão que parecem estar contagiados com o desejo das aventuras espaciais. Em resposta à proposta da China de nos fazer regressar à Lua em 2036, o Japão avança com uma data mais ambiciosa, de o fazer já em 2030.

No entanto, poderá não ser uma verdadeira competição, pois parece que o Japão está mais interessado em se tornar parceiro do projecto Chinês, contribuindo para acelerar o desenvolvimento da missão, e daí apresentar uma data mais ambiciosa do que a inicialmente indicada pela China. Também a Índia seria um forte candidato para fazer parte deste esforço, pois já testou com sucesso um space shuttle reutilizável o ano passado, e este ano já bateu um recorde ao enviar 104 satélites para o espaço num único foguete.

Mesmo se deste lado do mundo temos a SpaceX a manter a actividade espacial nas páginas das notícias com regularidade, parece-me que seria também o momento ideal para avançar com novos projectos ambiciosos, ou pelo menos traçar alguns objectivos - nem que seja de cooperação com estes projectos que mostram que o resto do mundo não anda a dormir... muito pelo contrário!

2 comentários:

  1. Ora pois.... Se já foram lá, e tem a tecnologia disponível desde os anos 70/80 , como vão demorar décadas para isso acontecer novamente?!?!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As preocupações com segurança são outras. Para além disso, há décadas que não se tem apostado em tecnologia para tal... Basta referir que a maioria dos fatos espaciais (aqueles para andar no espaço mesmo) s­ão basicamente os que foram feitos há décadas atrás... e até estão a "esgotar-se".

      Eliminar