2017/07/07

MPAA e RIAA queriam encenar guerra de direitos de autor no Twitter


Demonstrando a completa falta de transparência (e a própria mentalidade) de entidades como a MPAA e RIAA, eis que vem a público a tentativa de organizar uma falsa guerra no Twitter para gerar polémica e atrair as atenções.

O objectivo era criar uma campanha de promoção dos direitos de autor, em que seriam lançados tweets "patrióticos" a relembrar a importância dos direitos de autor e protecção intelectual, e que deveria gerar tweets com posições divergentes (mas previamente combinados) para tentarem tornar o assunto viral.

A situação já seria bastante dúbia por si só... mas depois ficou ainda "melhor", quando a sugestão para o arranque desta campanha era de um tweet a a aproveitar os festejos do 4 de Julho nos EUA, dizendo como muitos americanos "não poderiam ver o fogo de artifício se não fosse com a ajuda de lentes bifocais, inventadas por Ben Franklin", referindo isso como um sendo mais grande marco na protecção da propriedade intelectual.

Ora... para além de passarem a vergonha de verem esta sua tentativa de manipular a opinião pública revelada, a campanha torna-se ainda mais ridícula quando se tem em conta que Benjamin Franklin, um dos maiores inventores norte-americanos e um dos nomes fortes da própria constituição dos EUA, recusou patentear as suas invenções. Segundo ele, tal como se usufrui de muitas outras invenções de outras pessoas, torna-se justo que também se esteja disposto a partilhar gratuitamente aquilo que se inventa.

... Será desta que a MPAA e RIAA mudam de atitude? Não me parece; mas sem dúvida que seria interessante tentar imaginar o que o próprio Ben Franklin pensaria de uma sociedade que até nos obriga a pagar taxas por espaço de memória com o pressuposto de poder ser utilizado para guardar uma cópia de algo pelo qual já pagamos... mesmo que nunca se chegue a fazê-lo.

1 comentário:

  1. o quê? Uma conspiração? Não pode, isso não existe, conspirações, deve ser uma teoria da conspiração ou fake news :) é o que anda na moda agora

    ResponderEliminar