2017/07/14

Usa o Uptime Robot para saber se faltou a electricidade em casa


Se têm um servidor na internet, ou até o vosso computador em casa, que interesse monitorizar para serem alertados no caso de alguma correr mal, poderão fazê-lo gratuitamente com este Uptime Robot.

Existem mil e uma formas de saber se um computador está a funcionar, mas quando interessa certificar se o mesmo está acessível na web a partir de múltiplas localizações, nada como usar um serviço externo como este Uptime Robot, que permite monitorizar até 50 domínios de forma gratuita.

Os testes de ligação são feitos a cada 5 minutos, o que será suficiente para a maioria dos casos, mas podendo ser feitos de minuto a minuto, nas modalidades pagas. Neste caso, como o teste é feito a partir de diferentes países, também já ajuda a detectar potenciais problemas regionais, em que um site continue a estar acessível para umas pessoas mas não para outras - o que será de utilidade para quem mantiver um servidor com um site destinado ao mercado global. Mas há também a hipótese de usar este sistema de forma um pouco mais criativa...

Como sugerido por um dos nossos membros podemos usar o Uptime Robot como sistema para detectar falhas de electricidade em casa (em resposta a um caso em que uma falha de electricidade durante as férias originou um "desastre" com a comida no frigorífico e congelador) mantendo um computador em casa (poderá ser um Raspberry Pi, ou até o próprio router que utilizamos) e usando um domínio dinâmico (tipo DynDNS ou equivalente) e usando este serviço para o monitorizar. Os avisos podem ser dados via email, SMS, Twitter, Slack, etc. E assim já se evitam surpresas desagradáveis...

9 comentários:

  1. Excelente site.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Podias exemplificar melhor para que serve afinal este programa !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faz-te a verificação, de 5 em 5 minutos, se uma página web está acessível - alerta-te caso não esteja (por o servidor ou a ligação terem ido abaixo).

      Eliminar
  3. Electricidade que é como quem diz... posso só ter ficado sem internet ou qualquer outra falha na minha rede :P Mas sim, posso supor que terá sido a electricidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim... quem não tiver uma ligação internet fiável, fica mais sujeito a erros... mas em muitos outros casos, a internet acaba por ser mais fiável que a própria electricidade. :)

      Eliminar
  4. Ahh eu pensei q isto se "liga-se" ao nosso quadro electrico ou coisa similar... assim n vale de muito... mts downs pode ser a propria internet q falhou...

    ResponderEliminar
  5. Para os interessado também pode espreitar:
    https://www.host-tracker.com/

    Ou se quiserem instalar voçês um sistema mais personalizado podem sempre usar o PRTG (https://www.paessler.com/prtg)

    ResponderEliminar
  6. Add the site UptimeControl.net to the article, because only they have a 3-minute site availability check interval on the free plan.

    ResponderEliminar