2017/08/21

Android 8.0 é Android Oreo


A Google já revelou finalmente a designação oficial do novo Android 8.0 (durante o eclipse) e, tal como já se suspeitava, vai ser mesmo Android 8.0 Oreo.

Quem estivesse à espera de um evento com grandes revelações bem que terá saído desiludido, já que a única revelação foi mesmo o nome "Oreo" e nada mais - embora os pontos mais importantes do Android Oreo já tivessem sido revelado no Google I/O , como a questão de facilitar as actualizações ou de nunca ter falta de espaço para as fazer.

Sabendo-se o nome (com o qual concordo completamente, ou não fosse eu um grande fã das bolachas Oreo) centram-se agora as atenções no momento do lançamento oficial do Android 8.0 Oreo, que deverá ocorrer a par da apresentação dos novos Pixel 2.

... O que se gostaria mesmo, era que a Google nos trouxesse um Pixel acessível ao estilo dos velhinhos Nexus 4 e Nexus 5. Talvez o facto de a Google ter recorrido novamente à LG para um dos Pixel 2 possa servir como factor de esperança para que tal aconteça... mas, o mais seguro será não contar com isso, fazendo com que os Pixel continuem a ser uma "raridade".



Press release oficial da apresentação:
Hoje, estamos oficialmente a apresentar o Android 8.0 Oreo, o mais recente lançamento da plataforma com novas capacidades para dar poderes de super-heróis aos utilizadores. O Android Oreo é mais inteligente, mais rápido e mais potente do que nunca, e apresenta novas funcionalidades como picture-in-picture e a selecção de texto inteligente. Além de que tem protecções de segurança mais fortes e melhorias de velocidade que mantém o utilizador seguro e a movimentar-se à velocidade da luz. Sempre que abre um link, o Android Oreo é o super herói para ter a seu lado (ou no seu bolso!).

Android Oreo, em seu auxílio

Já experimentou ver a sua agenda enquanto está numa video chamada? O Android Oreo salva-lhe o dia com a funcionalidade picture in picture, possibilitando-lhe ver duas aplicações de uma só vez: é como ter o poder de estar em dois lugares ao mesmo tempo! Sobrecarregado pelas notificações, mas não recebe as que tanto anseia para as aplicações que mais gosta? . Com o Android Oreo, os pontos de notificações permitem ao utilizador ver rapidamente o que há de novo nas suas aplicações - como as apps mais importantes que estão no seu homescreen para, de seguida, agir rapidamente.

Os malfeitores estão a tentar inserir software mau no seu equipamento? O Android Oreo é ainda mais seguro com a Protecçao Google Play integrada e com novas funcionalidades como colocar status de segurança importantes na frente e ao centro nas suas definições, controlos de instalação ao nível de aplicações. Bateria prestes a acabar e está a muitas galáxias de distância de um carregador? Também sei o que isso é. O Android Oreo ajuda a minimizar a actividade em fundo nas aplicações que menos utiliza; estes limites na actividade em fundo ajuda a manter a vida da bateria mais longa.

Velocidade Supersónica

Quando o utilizador se encontra em movimento, a velocidade é, talvez, o super poder mais importante. Com o Android Oreo, é possível iniciar tarefas muito mais rapidamente com uma velocidade de boot mais rápida (duas vezes mais rápida no pixel). Uma vez ligado, a Selecção de Texto Inteligente no Android Oreo relembra o utilizador de várias coisas, tais como, registos (com a sua permissão, claro), para entrar nas suas aplicações favoritas a uma velocidade supersónica. E mais, com o apoio das Instant Apps do Android significa que o utilizador pode utilizar instantaneamente novas aplicações sem a necessidade de as instalar.

Um novo conjunto de emojis redesenhados

O Android Oreo inclui um novo conjunto de emojis redesenhados, incluindo mais de 60 novos emoji para o ajudar a salvar o seu dia! .

Disponível num dispositivo próximo de si

Estamos a disponibilizar as fontes para o Android Open Source Project (AOSP) para todos, de forma a acederem a partir de hoje. O Android 8.0 O começa a ser disponibilizado para os telemóveis Pixel e Nexus 5X/6P e Pixel C e Nexus Player— num processo que irá decorrer ao longo das próximas semanas. No final do ano, fabricantes como a Essential, General Mobile, HTC, Oppo, Sharp, Nokia, Sony, Huawei, Samsung, LG, Kyocera irão actualizar ou lançar novos dispositivos para o Android 8.0 O. Qualquer dispositivo envolvido no programa Android Beta irá também receber também esta versão final. Mais informação disponível em android.com/oreo

7 comentários:

  1. Lançam versões de pouco em pouco tempo, depois é o que se vê nos equipamentos, tudo 'desactualizado'. Toca a comprar telemóveis novos com a desculpa dos updates, enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há marca com modelos com 4 anos e que são suportados e estão actualizados. ;)

      Eliminar
    2. E isso corresponde a que quota de mercado? Da ultima vez que vi, menos de 20% dos equipamentos tinha Android 7

      Eliminar
    3. E quem é que estava a falar em Android? Esse não têm suporte por 4 anos.

      Eliminar
  2. Quanto vão pagar à Oreo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto é que a Oreo lhes pagou?

      Eliminar
    2. Com o KitKat não houve movimento de dinheiro em nenhum sentido

      Eliminar