2017/08/14

Android Nougat só chega a 13.5% dos Androids

Fazer chegar a última versão do Android aos equipamentos continua a ser um dos grandes problemas desta plataforma, e a comprová-lo está o facto de, um ano após o lançamento do Android Nougat (7.0) este ainda só chega a 15% dos dispositivos.


Mais um mês e nova actualização da distribuição do Android. Julho ficou marcado pela chegada do Android Nougat aos dois dígitos, e agora a (ainda) mais recente versão do Android passa dos 10,5% para os 13,5% - isto numa altura em que o próximo Android O está prestes a ser apresentado oficialmente.

Não outra forma de o dizer, é uma situação verdadeiramente preocupante, pois quase um ano após o seu lançamento apenas 13.5% dos equipamentos estão a correr a última versão do Android, sendo que se nos referirmos apenas ao Android 7.1, esse número reduz-se a uns desoladores 1.2%!



É uma situação que não é nova e que infelizmente a Google tarda em conseguir resolver. Com a chegada do Android O espera-se que a questão das actualizações no Android entre numa nova era que venha resolver esta questão de forma definitiva, e não há dúvida de que a Google parece empenhada em - finalmente - levar esta questão a sério. Infelizmente, isso é algo que provavelmente só se começará a fazer notar daqui por mais um par de anos... quando for lançada a versão seguinte e a maioria dos equipamentos no mercado já tiver Android 8.0 (mas para isso, um ano após o lançamento do Android 8, seria conveniente ter mais que 13.5% dos equipamentos Android com ele instalado.)

Por: Luis Costa

1 comentário:

  1. É esperar pela tal versão do Android que vai tornar-se mais independente da vontade dos fabricantes e facilitar a actualização... por outro lado resta saber durante quanto tempo as actualizações serão compatíveis com os equipamentos... é que o Android não tende a ser mais optimizado com o tempo mas sim a ficar cada vez mais lento na sua execução e exigir mais para fazer a mesma coisa.

    ResponderEliminar