2017/08/03

Bitcoin Cash chegou aos $700 e já há quem queira processar a CoinBase por não o reconhecer


A entrada no mês de Agosto foi acompanhada pela divisão do Bitcoin e o lançamento do novo Bitcoin Cash, e parece que afinal há quem esteja interessado nesta nova moeda digital, ao ponto de ter subido mais de 200% (e caído de seguida).

Bem sabemos como as moedas digitais são voláteis, e as subidas astronómicas em poucos dias podem ser seguidas por descidas vertiginosas nos outros. No caso do Bitcoin Cash, muito esperavam que a sua chegada não tivesse capacidade para fazer mexer o mercado... mas afinal parece que tem.

Se no dia 1 de Agosto o Bitcoin Cash estava com um valor de quase $200,  no dia seguinte a moeda chegou a superar os $720, o que foi mais que suficiente para atrair as atenções.


Entretanto a moeda já voltou a cair para cerca dos $400, mas todo este entusiasmo já começa a surtir efeitos secundários sobre a Coinbase, que desde o início fez questão de referir que não iria apoiar ou suportar esta variante dos Bitcoin, e que agora está prestes a enfrentar processos por parte dos seus clientes.

A questão é que ao usar como base o Bitcoin - embora de agora em diante siga um rumo diferente - cada pessoa que tivesse Bitcoins no momento desta divisão fica automaticamente com o mesmo número de Bitcoin Cash. Ou seja, quem tivesse 1 bitcoin no dia 1 de Agosto, passaria a ter 1 bitcoin e 1 bitcoin cash - o que na prática seria equivalente a terem ganho $700 num dia, sem terem feito nada. Os especialistas alertavam para que isto não era "dinheiro grátis", pois esperava-se que o valor atribuído ao Bitcoin Cash fosse acompanhado pela descida equivalente no valor do Bitcoin "original"... só que tal não se veio a verificar; pelo contrário, o Bitcoin até chegou a superar os $2900 e aproximar-se do seu máximo histórico. Pelo que, para todos os efeitos, é efectivamente "dinheiro gratuito"... e muito, para quem tiver uma quantidade generosa de Bitcoins...

Por isso, vários clientes estão a exigir que a Coinbase lhes dê acesso aos seus Bitcoin Cash, coisa que a Coinbase já tinha alertado que não tinha intenções de fazer, por não ter planos para suportar esta nova moeda (e sugerindo que quem os quisesse, transferisse os seus Bitcoin para outro serviço); mas por outro lado também já veio clarificar que não tem qualquer intenção de se apropriar dos Bitcoin Cash que pertenceriam aos clientes e que, se as coisas vierem a mudar no futuro, irão atribuí-los aos clientes tal como fizeram outras exchanges.

... Considerando os vários processos em curso, e a não ser que o Bitcoin Cash se revele um fenómeno de curta duração, parece que esse futuro se arrisca a chegar bem depressa.


Actualização: tal como tinha dito, não demorou: a Coinbase já veio dizer que vai adicionar suporte para o Bitcoin Cash.

1 comentário:

  1. Enquanto for um ativo volátil o Bitcoin nunca será uma divisa a ser levada em conta. Como commodity é muito interessante, mas para transações do dia a dia é um pesadelo financeiro ter uma moeda deflacionária.

    ResponderEliminar