2017/08/20

Carros eléctricos dispensam caixa de velocidades


Os motores eléctricos não só são muitos mais simples que motor de combustão interna, mas também simplificam enormemente a complexidade mecânica a eles associada, como o facto de dispensarem a tradicional caixa de velocidades.

As caixas de velocidades são um componente indispensável nos automóveis actuais (e de certa forma, mais uma das maravilhas mecânicas dos nossos tempos) mas que depressa se tornarão em mais uma relíquia de outros tempos com a chegada dos automóveis eléctricos.

Tudo porque os motores eléctricos têm toda a potência disponível logo desde as zero rotações por minuto e são capazes de atingir rotações bastante mais elevadas; o que permite usar uma única relação fixa, que permite o arranque e condução confortável a baixa velocidade, mas também atingir velocidades elevadas (se for caso disso).

Aplicando-se o mesmo conceito a um motor de combustão, usar uma única relação de caixa  que permitisse atingir uma velocidade máxima aceitável tornaria impossível o seu arranque ou circulação a baixa velocidade, e a utilização de uma relação de caixa que permitisse o arranque, impossibilitaria atingir uma velocidade máxima a rotações eficientes.

... No fundo... menos uma coisa para avariar nos carros eléctricos... :)

3 comentários:

  1. Para avariar já existe toda a restante electrónica! Que vai avariar, garantido!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando houverem problemas nos carros eléctricos, vamos ver os condutores a pararem a viatura, a sair e a voltar a entrar no carro. Pelo menos é o que todos fazemos no Windows...

      Eliminar