2017/08/17

Cinera quer por um ecrã IMAX à frente dos nossos olhos


Óculos de realidade virtual com qualidade suficiente para enganar a nossa visão é algo que tem sido prometido para breve, mas antes disso temos este projecto Cinera, que pretende criar uma experiência semelhante ao IMAX nuns óculos relativamente compactos.

Quem já experimentou os óculos VR mais populares do momento (como os Oculus Rift ou os HTC Vive) sabe que a resolução da imagem ainda deixa bastante a desejar, sendo bastante notórios os pixeis que constituem a imagem. Isso é algo em que muitas empresas trabalham para resolver, umas apostando em óculos 8K (4K para cada olho), outras prometendo 20MP para cada olho, e outras ainda recorrendo a sistemas híbridos que combinam ecrãs de alta resolução apenas para onde se estiver a olhar.

Este Cinera aposta num formato que não é demasiado radical, optando por usar dois ecrãs de 2560x1440 para criar uma imagem ao estilo IMAX que ocupa 66º do campo visual, assim resultando numa densidade de pixeis de 39ppi, significativamente mais que os 9.8ppi do Vive e os 11.5 dos Rift. Este campo de visão poderá ser interessante para efeitos de quem quer ver filmes, mas parece-me que se tornará demasiado limitado para aplicações VR...

Para os interessados, o Cinera está disponível com preços a começar nos $399 e entrega prometida para Novembro deste ano. (Pessoalmente, acho que o ideal seria esperar pelos óculos com pelo menos 4K por olho... mas depois também se teria que ter uma máquina à altura para gerar imagens nessa resolução...)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)