2017/09/13

Colorful lança motherboard com 8 slots PCIe x16


O mercado da mineração de moedas digitais como o Bitcoin tem levado à criação de algum hardware especializado, e a Colorful também entra na corrida com uma motherboard que permite utilizar oito placas gráficas.

No mundo dos Bitcoin (e equivalentes) os GPUs são os melhores amigos, sendo que interessa ter o maior número deles a fazer cálculos. Usando motherboards convencionais ficamos limitados a 3 ou 4 placas gráficas no máximo, mas a Colorful criou a C.B250A-BTC PLUS V20, que logo na referência demonstra o fim a que se destina.

Esta motherboard vem com 8 slots PCIe 16x que permitem a instalação de igual número de placas gráficas (de dupla largura, cada) para o máximo poder de processamento. Antes que pensem em utilizar isto para jogos importa referir que os slots são fisicamente x16 mas só permitem comunicação x1 - o que é suficiente para efeitos de cálculo e processamento mas não para efeitos de transferências de texturas.

De qualquer forma, bastará pensar nos requisitos para alimentar uma máquina destas: uma GTX 1080Ti pode gastar algo como 290W, a multiplicar por 8 estamos a falar de mais de 2300W (sem contar com o resto do hardware). E se isso não vos assusta, há também que referir que esta motherboard tem quase meio metro(!) de comprimento! Definitivamente não é para todos... :)

2 comentários:

  1. Será que uma coisa destas consegue competir com um asic?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem margem de dúvidas... a não ser que se trate de processamento deliberadamente pensado para não poder ser feito eficientemente em GPUs (e que um ASIC poderá ser feito/programado à medida para isso).

      Eliminar