2017/09/19

What3words troca coordenadas GPS por 3 palavras


Que vos parece a proposta de poderem encontrar qualquer local na superfície do planeta com apenas três palavras, sem complicações de moradas ou de coordenadas complexas? É isso que o What3words faz e a Mercedes vai adoptá-lo nos seus sistemas de navegação já a partir do próximo ano.

Estamos habituados a usar moradas para definir locais, mas bem sabemos como as moradas por vezes são uma "dor de cabeça" para encontrar, e por vezes estão sujeitas a complicações com nomes de ruas iguais; para não falar dos casos em que queremos marcar um ponto que nem sequer tem morada, como no meio de um campo ou montanha. Nestes casos temos que recorrer às coordenadas... mas ditar uma sequência de números, muitas vezes em formatos diferentes (graus, minutos, segundos, ou decimal?) também não é o processo mais simples...

Este What3words é um curioso sistema que converte coordenadas de alta precisão em três palavras, que serão facilmente decoradas e transmitidas.

Assim, em vez de dizerem uma longa morada complexa ou uma sequência críptica de coordenadas, podem simplesmente dizer algo como "gazed.across.like" e terem a garantia de que serão levados até ao ponto exacto pretendido.

Este sistema divide toda a superfície terrestre numa grelha com precisão de 3 metros, e atribui uma combinação de palavras a cada um dos quadrados. Para além disso tem em conta evitar palavras semelhantes (tenta afastá-las geograficamente o mais possível) e também garante que não são usadas palavras idênticas em línguas diferentes (o sistema permite utilizar palavras em qualquer língua que seja desejada). Outro ponto de interesse é que estas coordenadas são geradas matematicamente, pelo que o processo de as criar é bastante eficiente e ocupa poucos recursos (apenas 12MB) permitindo a sua utilização em smartphones e dispositivos com capacidades mais limitadas.

Esta não é a primeira tentativa de simplificar as coordenadas. Há alguns anos a Google também adicionou o suporte para Plus Codes ao Google Maps, mas esse sistema - embora tivesse algumas vantagens interessantes, como a precisão dinâmica variável - continuava a ser algo críptico para utilização "humana". Sem dúvida que este What3words é bastante mais amigável, e parece-me ter muitas mais hipóteses de sucesso.

... A partir do próximo ano preparem-se para poder dizer: "encontramos-nos no relva.bola.nuvem" e introduzirem essas coordenadas no vosso Mercedes. :)


5 comentários:

  1. Vamos encontrar-nos no Alto Amazonas?
    https://map.what3words.com/relva.bola.nuvem

    ResponderEliminar
  2. Conheço isso há coisa de um ano e recordo-me de ter tido uns problemas ao verificar que alguns locais eram descritos através de palavras da língua portuguesa com caracteres especiais (acentos, cedilhas, etc.) e achei estranho porque iria tornar-se muito difícil para compartilhar endereços com pessoas que não têm teclados preparados para o efeito.
    Aliás, estou a achar estranho esse endereço "factor.flirts.myself" apontar para um local em Portugal... :/
    Terão alterado alguma coisa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "(o sistema permite utilizar palavras em qualquer língua que seja desejada)"

      Cada local tem representação em palavras portuguesas, inglesas, chinesas, e de qualquer outra língua que se queira. :)

      Em inglês pode ser factor.flirts.myself, em português podia ser bolo.lua.chuva (exemplo inventado).

      Eliminar