2017/10/15

Google actualiza Science Journal com novos sensores e interface


O curioso Science Journal da Google continua a ser uma ferramenta pouco conhecida, coisa que talvez possa alterar-se com a nova actualização que o pretende tornar mais fácil de utilizar.

O Science Journal é uma app que nos dá acesso ao versátil conjunto de sensores que temos nos nossos smartphones e nos permite tirar partido deles para todo o tipo de monitorização. Querem saber a diferença de luminosidade num local ao longo do dia; ou o nível sonoro; ou até as vibrações ou acelerações numa viagem de carro? Com esta app podem fazer tudo isso e muito mais.

Com esta actualização a app dá-nos acesso a mais sensores e medições, como a aceleração linear, acesso à bússola digital e ao magnetómetro (se disponíveis no equipamento), assim como permite o registo das acelerações em três eixos simultâneos (anteriormente só permitia um de cada vez).


Não menos importante é que o interface foi revisto de forma a simplificar a sua operação. Em vez do sistema de um projecto que podia conter múltiplas medições, agora temos apenas "mini-projectos" individuais. Para quem desse uso intensivo à app poderá ser visto como um retrocesso, mas para quem se inicia na app, será mais fácil perceber o seu funcionamento assim (talvez no futuro a Google faça regressar o sistema de "agrupamento" que exista anteriormente, se houver interesse suficiente por parte dos utilizadores.)

O que é certo é que é uma app que merece alguns minutos - pelo menos - do vosso tempo, para ficarem a par do tipo de coisas que qualquer pessoa poderá fazer com o seu smartphone. A app Science Journal está disponível gratuitamente na Play Store.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)