2017/11/10

3 apps essenciais para Android TV

Quem pretender explorar um pouco mais das potencialidades das suas boxes (ou televisores) com Android TV poderá fazê-lo com algumas apps extra.


Com a diversificação dos serviços de streaming, as box Android são um equipamento cada vez mais utilizado. Como a Google opta por dificultar o acesso aos seus produtos, os consumidores acabam por procurar outras soluções, havendo opções para quase todos os gostos e carteiras. Se não entrarmos em linha de conta com o batalhão de opções vindas da China, há três opções principais para ligarmos às televisões lá de casa: a Nvidia Shield, a Xiaomi Mi Box 2 e as Wetek Play 2 e HUB. São equipamentos que dispensam apresentações, constituindo-se como opções sólidas para visualização de streams, jogar ou ouvir música.

No caso das duas primeiras, têm a particularidade de correr o Android TV da Google, que foi pensado para ser utilizado em ecrãs de grandes dimensões, onde o controlo é feito por um comando. O interface é muito simples de utilizar com as teclas de cursor, mas esta facilidade de utilização acaba por ser acompanhada por algumas limitações para quem pretender fazer algo mais que a utilização das apps previstas para correr no Android TV. Por isso, para facilitar a vida a quem tenha um equipamento a correr Android TV, temos três sugestões que vão resolver alguns dos problemas com que por certo já se depararam.


FK File Commander



A primeira coisa a fazer, é a instalação de um gestor de ficheiros. Como inicialmente estamos limitados às opções do Google Play (isto sem recorrer ao sideload por ADB), a nossa sugestão vai para o FK File Commander. Para o instalarem, basta aceder ao Google Play e pesquisarem por File manager. Sim, o ES File Explorer aparece logo em primeiro lugar, mas como bem se devem lembrar, a sua instalação já não oferece muita segurança.


Sideload launcher



É igualmente no Google Play que vão encontrar outra app imprescindível que nos chega pela mão do mítico Chainfire: o Sideload launcher (primeira imagem deste artigo) vai apresentar um menu com as aplicações que tiverem instaladas, algo que não acontece com o launcher do Android TV para as apps instaladas por sideload.


Set Rotation



A Mi Box da Xiaomi é uma box fabulosa, apresentado muito poucas limitações - especialmente tendo em conta o preço a que a podemos adquirir. Um dos problemas que apresenta, é o facto de colocar as apps em ecrã completo, o que no caso de aplicações que só tenham layout para smartphone (modo retrato), leva a que as mesmas sejam apresentadas com a orientação errada.

Com o Set Rotation, podemos definir a orientação das aplicações, sendo que o modo automático acabou por resultar bastante bem. Só é pena que não seja possível definir esta característica por app, sendo que até é possível que exista uma aplicação para este efeito. Como o Set Rotation resolveu o meu problema, acabei por não procurar outras opções.


Outras apps


Para instalarem aplicações que não aparecem no Google Play da Box, podem fazer o download dos apk (o APK Mirror é uma boa fonte de aplicações seguras) e depois utilizar o gestor de ficheiros para os instalar. Caso não tenham activado a instalação de apps de fontes desconhecidas, será necessário fazê-lo; mas depois de terminada a instalação não se esqueçam de voltar a desactivar esta opção.

Se tiverem mais sugestões, deixem as mesmas nos comentários. :)

1 comentário:

  1. O Aptoide Tv devia estar nesta lista ;) o considero bem útil visto que a loja da Google tem poucas aplicações.

    ResponderEliminar