2017/11/07

Erro deixa $300 milhões em Ethereum bloqueados


O problema das moedas digitais é que, tal como qualquer pedaço de software, estão sujeitas a bugs e vulnerabilidades, e um desses erros acaba de deixar 300 milhões de dólares em Ethereum, pertencentes a milhares de pessoas, bloqueados.

O Ethereum é a segunda moeda digital mais popular do momento (logo a seguir ao famoso Bitcoin) e tem a particularidade de ser um sistema bem mais complexo que permite criar "programas" (Smart Contracts) em cima da própria moeda. É uma versatilidade que deu origem aos igualmente populares ICOs, em que empresas ou startups lançam a sua própria versão da moeda com "promessa" de que as condições da mesma serão cumpridas (num exemplo simples: imaginem que faziam uma aposta com alguém, e através destes Smart Contracts poderiam ter certeza absoluta de que o perdedor pagaria a aposta, sem possibilidade de dar o dito por não dito).

Mas, com complexidade acrescida chega também um risco de bugs acrescido... e neste caso terá sido um erro num desses Smart Contracts que congelou $300 milhões de dólares em Ethereum guardados em carteiras multi-utilizador.

Ora... como se já não bastasse o desespero de perder moedas digitais por esquecimento de um código PIN, imaginem só como se sentiriam se as perdessem por culpa de um erro de outra pessoa! Um erro que se arrisca a ser dos mais caros de sempre, se se vier mesmo a comprovar que ficaram 300 milhões de dólares "perdidos"; e que já está a originar discussões sobre como será a melhor forma de lidar com isso, eventualmente até recorrendo a um "hard fork" que permita recuperar esse valor... mas que seguramente também teria um efeito penalizador no valor da moeda.

... Como qualquer utilizador poderá comprovar ao olhar para o seu smartphone diariamente e contando o número de actualizações com "bug fixes" nas apps que utiliza, o estranho até acaba por ser este tipo de bugs nas moedas digitais não ser mais frequente (embora no caso do Ethereum, ainda há meses ter enfrentando outro episódio devido a um bug...)


Quem se quiser aventurar neste mundo alucinado dos Bitcoins, Ethereuns e afins pode sempre fazê-lo via Coinbase; e na nossa mailing list já temos um grupo de especialistas que vai partilhando as melhoras tácticas para minerar Bitcoins e equivalentes. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)