2017/11/02

Lâmpadas Tradfri da Ikea ganham compatibilidade HomeKit e Alexa


Depois do anúncio "falhado" em Agosto, a Ikea traz finalmente a prometida compatibilidade do seu sistema de lâmpadas inteligentes Tradfri com o HomeKit da Apple.

A família Tradfri da Ikea é uma excelente forma de entrar no mundo da iluminação inteligente a preços relativamente acessíveis, com um conjunto de lâmpadas, painéis LED, e controladores ZigBee que permite uma fácil expansão e também integração com sistemas já existentes. Essa capacidade antevia-se desde logo interessante devido à promessa da Ikea em integrar o seu sistema com o Google Home / Google Assistant, Alexa da Amazon e HomeKit da Apple - algo que em Agosto tinha sido anunciado como já estando disponível, mas que acabou por não passar de um falso alarme.

Mas agora é mesmo a sério... quem tiver, ou estiver a pensar comprar, lâmpadas Tradfri já poderá controlá-las directamente a partir de qualquer app compatível HomeKit nos seus iPhones e iPads, e consequentemente, também a partir de comandos de voz usando a Siri. Para isso bastará actualizar a app e de seguida fazer a ligação ao HomeKit através do código de 8 dígitos gerado pela própria app.

Estranhamente, a integração com o Google Home e Google Assistant parece continuar em falta (a actualização da app não faz qualquer referência a isso) mas será de esperar que também isso seja resolvido em breve, permitindo que também os utilizadores de Android possam acender e apagar as suas lâmpadas Tradfri com comandos de voz.

Um kit Tradfri com o gateway, duas lâmpadas e controlo remoto está disponível por 89 euros; lâmpadas individuais têm preços a começar nos 15 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)