2017/11/14

Micron lança NVDIMMs DDR4 de 32GB

Não seria bom se os computadores pudessem resistir a uma falha de energia como se nada fosse? É isso mesmo que podem fazer com estes NVDIMMs da Micron.

Como a maior parte das pessoas que utiliza computadores saberá, a memória RAM dos computadores, onde permanecem os dados e programas em execução, não resiste às falhas de energia (muitos seguramente já terão tido o exemplo prático disso, ao perderem alterações feitas em documentos em que estavam a trabalhar, por não os terem gravado para o disco). As NVDIMM são memórias que evitam que isso aconteça - e no caso destas NVDIMM DDR4 da Micron, combinam o melhor dos dois mundos: a memória RAM e a memória FLASH.



Estas NVDIMM-N funcionam tal como se fossem memórias DDR4 convencionais com capacidade de 32GB (e velocidades DDR4-2933 CL21). A diferença é que também contam com um chip de memória Flash de 64GB integrado no próprio módulo.

Quando é detectada uma falha de energia, o controlador do módulo encarrega-se de rapidamente transferir o conteúdo da memória RAM para a memória Flash, preservando o seu estado, que será reposto quando a energia regressar, permitindo retomar as operações como se nada se tivesse passado e sem perda de dados.

Estes módulos são vocacionados para servidores e para aplicações específicas onde seja de importância crítica a resistência dos dados a falhas de energia... mas bem que gostaríamos de os ver popularizados ao ponto de se tornarem nos módulos comuns para todos os computadores. Algo que provavelmente poderemos começar a ver, mas sob a forma de outra tecnologia: módulos com memórias 3D XPoint, que supostamente deverão começar a chegar ao mercado já no próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)