2017/12/05

Google disponibiliza Android Oreo Go aos fabricantes


Em Maio a Google anunciou o Android Go, optimizado para equipamentos com hardware mais limitado e, finalmente, disponibiliza-o para os fabricantes que o quiserem utilizar.

Embora este Android Go continue a ser um Android "completo", vem afinado para funcionar em smartphones económicos mesmo os que têm menos de 1GB de RAM. Para esse efeito aposta num interface e apps que têm como principal objectivo a poupança de recursos, dando também prioridade às opções ligadas com o consumo e poupança de dados.

Este Android Go vem acompanhado por uma série de apps "Go" da Google, a começar no próprio Google Go, que substitui a tradicional app de pesquisa, assim como o YouTube Go (com foco nos vídeos offline, permitindo a transferência dos mesmos entre amigos, etc.), Files Go (facilita encontrar ficheiros grandes e duplicados, transferências offline), e também versões Go do Gmail, Google Maps e Google Assistant. A título de exemplo, enquanto a app normal da Google ocupa cerca de 60MB, a app Google Go fica-se por menos de 5MB, o que já demonstra o tipo de reduções e optimizações que se podem esperar.

Não me parece difícil imaginar que algumas destas apps Go se tornem apelativas até para quem tiver smartphones topo de gama, especialmente para aqueles utilizadores que também têm que lidar diariamente com os limites de dados dos seus tarifários mobile e apreciem apps que dêem prioridade à poupança dos dados. Agora só temos que esperar que estas apps fiquem disponíveis, o que deverá acontecer a par do lançamento do primeiro smartphone com Android 8 Go (todos os smartphones com Android Oreo com menos de 1GB virão com esta "Go Edition") o que deverá acontecer nos próximos meses.

1 comentário:

  1. Considerando os telefones das marcas "chinesas" que temos visto. Para termos um Oreo com menos de 1GB, teremos de estar a falar de um smartphone a custar menos de 20€. :)

    ResponderEliminar