2017/12/07

Huawei prepara P11 com 3 câmaras?


Depois de se ter ficado a conhecer o Huawei P10 em Barcelona no MWC deste ano, todos esperam que a táctica seja repetida em 2018 para o seu sucessor, que poderá ter nas câmaras um salto evolutivo significativo, recorrendo a três câmaras Leica na traseira.

Até ao momento, pouco ou nada se sabe sobre o novo topo de gama da série P, que pode muito bem até ganhar uma nova designação. Mas, do que se pode prever, a câmara irá naturalmente receber uma especial atenção por parte da Huawei, sendo que os rumores apontam para que a Huawei dê um salto face às actuais soluções de câmara dupla e passe a utilizar um sistema com três câmaras que funcionarão em conjunto para criar imagens de até 40MP de resolução.


A parceria da Huawei com a Leica tem vindo a dar os seus frutos, com cada novo smartphone lançado a apresentar melhorias nas câmaras e consequente qualidade nas fotos e vídeo. Foi assim com o Mate 9, com Huawei P10 e, mais recentemente com o Mate 10 Pro, onde a evolução face ao Mate 9 é bem notória. As novas câmaras e o NPU do Kirin 970 são capazes de fornecer excelentes resultados, mesmo em situações com pouca luz.

O recurso a três câmaras, em conjunto com o processador optimizado para isso, poderiam dar uma vantagem à Huawei em termos de flexibilidade de zoom, que é algo que se vai tornando cada vez mais apreciado pelos utilizadores (sem recorrer a um zoom puramente digital com a consequente perda de resolução e qualidade).

Se se vier a comprovar que a Huawei vai seguir por este caminho, não deverá demorar para que outros a sigam... Mas antes disso teremos que esperar até ao MWC em Fevereiro, e ver que novidades a Huawei tem para revelar.

3 comentários:

  1. Isto está a tornar-se ridículo... 3 câmaras?!?!
    Já não sabem mesmo onde inovar e começam a ter ideias absurdas... se a ideia é chegar aos 40MP é ainda mais estupido... Há 4 anos atrás já tinhamos o Lumia 1020 com 41 MP e apenas 1 câmara... e que tal se investissem em melhores sensores e lentes em vez de começar a duplicar e triplicar os componentes?!?!
    É apenas a minha opinião...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São questões "físicas".
      O sensor de 41MP foi inovador na altura, mas neste momento não conseguiria obter a qualidade que se espera de uma câmara de topo em situações de baixa luminosidade. Daí que se torne mais "vantajoso" usar sensores múltiplos com lentes diferenciadas.

      (Ainda assim, fico curioso por ver o que a Google conseguiria fazer com as melhorias por software que aplica nos Pixel, num sensor destes, mas para isso precisava de poder captar a informação do mesmo com framerate elevado e baixa exposição, e isso num sensor de 40MP não é fácil de fazer. :)

      Eliminar
  2. 3 camaras seria uma inovação precisamente pela maior capacidade de zoom. Um dos grandes problemas actualmente é a limitação de zoom devido ao reduzido tamanho das objectivas. Uma terceira camara optimizada como teleobjectiva sem duvida que seria um passo em frente para os amantes da fotografia. E sem dúvida que o P9 e P10 cativaram esse nicho de utilizadores.

    ResponderEliminar