2017/12/16

Investigadores fazem jailbreak do mais recente iOS 11.2.1


Numa altura em que se pensava que a era dos jailbreaks no iOS já teria chegado ao fim, eis que um grupo de investigadores vem revelar que afinal ainda é possível... mesmo na mais recente versão do iOS (11.2.1) da Apple.

Ao contrário do que seria de esperar, desta vez o jailbreak foi feito por investigadores de segurança do Pandora Labs do Alibaba, e que confirma que o seu recém-descoberto jailbreak do iOS 11.2 se mantém mesmo para a mais recente actualização 11.2.1. Uma descoberta que pode indicar que conseguir estes jailbreaks é uma tarefa bastante mais complicada do que era para versões anteriores do iOS... ou que os grupos que se dedicavam a estas tarefas poderão estar mais interessadas em vender as vulnerabilidades que descobrem do que revelá-las publicamente para permitir a criação de ferramentas de jailbreak.

Como seria de esperar estes investigadores não vão revelar publicamente as falhas que utilizaram, mas alguns dos detalhes que referem poderão servir de ajuda para que aqueles que ainda se dedicam a este trabalho possam replicar os seus resultados e disponibilizar uma ferramenta de jailbreak untethered, possibilitando ter um iPhone X com jailbreak ou, não menos interessante, aplicá-lo também à mais recente Apple TV.

Ainda assim, e conforme indicado no artigo referido no início, o interesse no jailbreak tem caído a pique nos últimos anos pelo que, mesmo sendo possível, suspeito que serão cada vez menos aqueles que se irão arriscar a fazê-lo nos seus iPhones, iPads, ou Apple TVs...

1 comentário:

  1. Não sou fã Android nem Apple, mas sempre tenho sido cliente do primeiro, por isso ajudem-me a perceber o seguinte: isso é o mesmo que fazer root em Android?

    ResponderEliminar