2017/12/22

Redes 5G definidas e prontas para avançar

Depois de todos estes anos a acelerar o 4G/LTE para velocidades que até já superam as velocidades que muitas pessoas têm no acesso à internet em suas casas, a organização 3GPP que gere estas comunicações anuncia já ter terminado as especificações para as redes 5G NR.

As redes 5G prometem dar novo salto evolutivo nas comunicações wireless, cobrindo frequências que vão dos 600MHz até aos 50GHz(!) e suportando velocidades que podem atingir "dezenas de gigabits por segundo". No entanto, há que ter em conta que as primeiras gerações de produtos ficarão certamente longe dessas prestações - tal como actualmente poucos são os casos de quem consegue ter velocidades de 100Mbps em movimento, ou de 1Gbps em instalações fixas, nas redes 4G - e que o período de transição do 4G para o 5G irá ser demorado e gradual, ao estilo do que acontecer do 2G para o 3G, e o do 3G para o 4G.

Esta finalização do standard 5G NR serve como ponto de partida para que todas as empresas da área comecem a desenvolver os seus produtos, tanto a nível dos equipamentos que chegarão até aos consumidores como toda a parte da infraestrutura que será necessária para suportar estas redes; e agora será apenas uma questão de aguardar para assistir à habitual "guerra" entre os operadores a anunciarem a estreia desta tecnologia nos países onde operam.

Com sorte, ainda durante o próximo ano poderemos ver alguns dos nossos operadores anunciarem as primeiras zonas com cobertura 5G em Portugal; se bem que isso de pouco servirá até que também cheguem ao mercado os primeiros dispositivos 5G. Para além disso, vamos lá ver que tipo de confusões teremos a nível do marketing, de tentar fazer passar o 4G "gigabit" como sendo 5G e - mais importante - vamos lá ver se é desta que os operadores começam a migrar para tarifários mobile com dados ilimitados... pois será um pouco ridículo continuarem a aplicar limites de dados que se poderão esgotar em poucos segundos às velocidades anunciadas. ;P

1 comentário:

  1. Engraçado é ver em alguns países apregoar o 3,5G ; 3,75G e até o 3.9G!!!...

    ResponderEliminar