2018/01/28
Astrónomo amador descobre satélite abandonado pela NASA
Um astrónomo amador que se dedica a escutar sinais de satélites descobriu que um satélite dado como perdido pela NASA há mais de uma década, ainda está a funcionar.
Scott Tilley é um astrónomo amador que gosta de tentar apanhar as emissões de satélites espiões, e que nesta fase estava a tentar determinar se o misterioso Zuma estaria em órbita (o satélite lançado pela SpaceX, e que a empresa diz ter sido "bem sucedido" mas que os militares dizem não ter sido bem sucedido - embora também já tenham confirmado que, da parte da SpaceX, nada falhou).
Embora (ainda) não tenha chegado a nenhuma conclusão quanto ao Zuma, encontrou algo ainda mais inesperado: emissões do satélite IMAGE da NASA, lançado no ano 2000 e que foi dado como "perdido" em 2005.
Este satélite tinha como missão estudar a magnetosfera e vento solar, tendo funcionado bem para além do prazo de dois anos previsto para a missão. Na altura a falha foi atribuída ao sistema de controlo de energia, e tinha também sido previsto que o sistema poderia fazer um reset quando apanhasse um eclipse ou condições que o fizessem perder energia e depois recuperar a exposição solar.
Pensa-se que terá sido que aconteceu, fazendo com que o satélite regressasse à vida e aparentemente estando em boas condições, não só enviando os sinais de telemetria mas também informação referente a vários dos seus sensores e instrumentos. Esperemos que seja esse o caso, e que a NASA possa ter esta prenda de Natal atrasada... de descobrir que afinal tem mais um satélite a recolher dados importantes sobre o nosso planeta, sem ter que gastar mais um cêntimo com isso.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Ou talvez o ZUMA esteja disfarçado de IMAGE 😂
ResponderEliminar