2018/01/18

HTC escolheu CPU com 2 anos para o U11 Eyes


Numa altura em que a Qualcomm está a desenvolver o Snapdragon 670, ver a HTC a apresentar um novo smartphone com um Snapdragon 652 é algo que se pode considerar bastante intrigante.

Caso não estejam recordados, o Snapdragon 652 foi o processador utilizado pela TCL no Alcatel idol 4S, smartphone que já tem quase dois anos de mercado. Não é que esteja em causa o desempenho desta unidade, até porque a mesma recebeu bastantes elogios graças à sua prestação no idol 4S (onde tinha de alimentar um ecrã 2K), mas a HTC tinha outras opções disponíveis, que apresentavam algumas vantagens sobre o 652.

O HTC U11 Eyes poderia ter sido apresentado com o Snapdragon 660 ou até o 653, mas seguindo aquilo que tem sido uma tendência em outras marcas, até se poderia ter admitido ver a opção recair por um Snapdragon 630. No quadro resumo que apresentámos no artigo sobre o Snapdragon 670, fica claro que o 630 não perde muito para o 652, conseguindo inclusivamente obter um melhor resultado nos testes multi-core. Se a este facto juntarmos os ganhos no consumo energético, teríamos motivos para compreender essa decisão.

O que não dá para compreender é que, com tantas opções mais modernas e eficientes à disposição, a HTC tenha optado por um chip que - quer ser queira quer não - é "antiquado" e não parece ter nenhum argumento visível para ser utilizado nos dias de hoje num novo smartphone. O mercado lá se encarregará de dizer (com a sua carteira) se esta opção da HTC foi acertada... mas assim à partida... não nos parece que tenha sido.

3 comentários:

  1. Ja tinham feito o mesmo com o HTC 10 EVO, utilizando um Snapdragon 810

    ResponderEliminar
  2. É uma questão de $$$, esse CPU é certmente mais barato logo o ganho da HTC será maior.

    ResponderEliminar
  3. Depende das outras caracteristicas nem só interessa o processador , o preço final do telemovel também conta .
    O HTC 826 , 5.5 polegadas ,ecran 1080x1920 , com MSM8939 Snapdragon 615 , compra-se no aliexpress por menos de 100eur . Isto interessa aos possiveis clientes .

    ResponderEliminar