2018/01/18

Notícias do dia

Próxima actualização do iOS virá com opção para não abrandar iPhones com baterias antigas; Nintendo Labo leva o espírito maker à Nintendo Switch; Xiaomi ainda não disponibilizou kernel do Mi A1; temos em promoção um carregador Qi wireless por €12; bug chaiOS pode crashar Messages no iPhone e macOS; e o Skygofree consegue espiar praticamente tudo o que se fizer num smartphone Android.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixem de participar no passatempo que te pode valer uma lâmpada LED flamejante.

Facebook Watch Party deixa ver vídeos em conjunto com amigos



O Facebook continua a querer manter os seus utilizadores na plataforma o máximo de tempo possível, e para isso passa a contar com o Watch Party, um sistema que permite a grupos de amigos verem o mesmo vídeo em simultâneo e de forma sincronizada... desde que seja um vídeo disponível no Facebook, obviamente.

Penso que a funcionalidade até se pode revelar bastante interessante; mas para isso será preciso que o Facebook também demonstre estar disposto a respeitar mais os seus utilizadores. Bem sabemos a vontade que o Facebook tem em controlar aquilo que cada um vê - mesmo que sejam coisas que os utilizadores estão a seguir expressamente; pelo que importava deixar bem claro que neste Watch Party só vamos ver unicamente aquilo que quisermos, e não o que o Facebook considerar que vá ser adequado ou não. ;P


Google vai começar a considerar velocidade das páginas web



A partir de Julho a Google vai começar a considerar a velocidade de carregamento das páginas como mais um dos factores de avaliação para o cálculo do seu ranking nas pesquisas mobile.

Não se pode dizer que será inesperado, considerando que a Google já vinha a alertar para isto há alguns anos, tendo disponibilizado várias ferramentas para que webmasters e web developers pudessem avaliar os pontos fracos dos seus sites e efectuar as devidas correcções; sendo também lógico que esse factor se aplique às pesquisas mobile, onde fará ainda mais diferença ser redireccionado para um site que pode demorar uma dezena de segundos a carregar, ou outro que possa ser visto de forma praticamente instantânea.


Reboots causados pelas actualizações do Meltdown e Spectre também afectam CPUs recentes



Depois de dizer que o aumento no número de reboots após a instalação das correcções para o Meltdown e Spectre apenas se faziam sentir em CPUs mais antigos, a Intel vem admitir que afinal também se fazem sentir nos seus CPUs mais recentes, incluindo as séries Ivy Bridge, Sandy Bridge, Skylake, e Kaby Lake.

Como se não bastasse o impacto no desempenho poder chegar aos 25% em certos tipos de operação (suficiente para preocupar gestores de máquinas em data centers), vamos ter que esperar por uma actualização que possa resolver os problemas de instabilidade causadas por esta actualização... o que não resulta em muitas boas notícias para a Intel e poderá facilitar a decisão por CPUs AMD na próxima compra.


Google corrige problemas de WiFi com Chromecast e Google Home



Se eram uma das pessoas afectadas pelos problemas de WiFi causados pelos dispositivos com Cast na rede, aparentemente o problema ficará resolvido já a partir de hoje com uma actualização do Google Play Services - já que o problema, na realidade, estaria a ser provocado pelos smartphones ao acordar do modo "sleep" e que estariam a saturar a rede com pedidos a tentar detectar os equipamentos "cast" na rede.

Uma situação a comprovar ao longo dos próximos dias... mas vamos acreditar que a Google sabe o que está a fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)