2018/01/08

Intel promete WiFi 802.11ax para este ano


Embora o WiFi 802.11ac, que aos poucos se vai tornando na norma mais comum em nossas casas, já tenha um 802.11ad que promete velocidades bastante superiores, o seu verdadeiro sucessor é o 802.11ax que a Intel promete começar a entregar já este ano.

Embora com o 802.11ad tenham chegado as promessas de velocidades wireless de até 7Gbps, essas são conseguidas à custa da utilização de frequências na banda dos 60GHz, que têm sérias dificuldades em atravessar paredes e por isso apenas se podem utilizar para ligações na mesma divisão. Por outro lado, o 802.11ax tem apenas uma pequena melhoria de velocidade face ao 802.11ac... mas aposta noutra área que se pode revelar ainda mais importante que a velocidade bruta: a capacidade para manter as velocidades anunciadas mesmo quando se tem uma rede congestionada com dezenas ou centenas de equipamentos WiFi.

Como qualquer pessoa hoje em dia saberá, vivemos num mundo em que as redes WiFi estão cada vez mais congestionadas; e um salto a uma qualquer app "WiFi Analzyer" revela que muitas vezes temos dezenas e dezenas de redes a competir pelos mesmos canais. É por isso importante que em vez de nos preocuparmos apenas com a velocidade, nos comecemos a preocupar com protocolos que permitiam tirar o máximo partido das transferências possíveis, considerando que estamos nessas mesmas condições com dezenas de redes e potencialmente centenas de equipamentos ligados (assumindo a prevalência dos dispositivos inteligentes, e em que todas as lâmpadas, electrodomésticos, e todos os demais aparelhos eléctricos, estejam ligados à rede).

Resta apenas a questão que, mesmo com a anunciada chegada de alguns produtos 802.11ax este ano, só para 2019 ou 2020 é que devermos começar a ver este novo WiFi ser adoptado pelos smartphones (e não será por isso que deixarão de existir equipamentos com WiFi "comum" durante muitos mais anos).

1 comentário:

  1. o problema será o futuro bug... qualquer gajo numa esquina conseguirá provocar a queda de todas as ligações na redondeza e ainda por cima saber todos os detalhes das comunicações... vou investir em cryptomoeda em vez de comprar acções da intel-ligence...

    ResponderEliminar