2018/01/31

OnePlus 5/5T ganha gestos de navegação à iPhone X


Na mais recente versão beta do OxygenOS para o OnePlus 5 e 5T temos a implementação de uma interessante funcionalidade que troca a barra de navegação por gestos... ao estilo do que a Apple fez no iPhone X.

Embora a moda dos smartphones com ecrãs maiores e sem margens fizesse antever que se tivesse mais área de ecrã para apresentar a tradicional barra de navegação do sistema na parte inferior, curiosamente, acaba por ter o efeito contrário. Ao se utilizar um smartphone full-screen, como o OnePlus 5T (ou modelos como o Mi Mix 2), é inevitável querermos livrar-nos da barra de navegação e desejar que fosse possível arranjar outra forma de o fazer, sem roubar espaço ao ecrã.

Em vários modelos é possível fazemos o "auto-hide" da barra de navegação, mas isso obriga a dar um toque adicional para fazer surgir a barra para aceder às funções respectivas. O ideal seria ter uma solução que não obrigasse a dar toques desnecessários... e foi precisamente isso que a OnePlus fez na mais recente versão beta do OxygenOS para os OnePlus 5 e 5T.

Em vez de gastar espaço com a barra de navegação do Android, essas funções foram substituídas por gestos - de forma não muito subtilmente "inspirada" nos gestos que temos no iPhone X da Apple (que perdeu o característicos "home button" dos iPhones).

Com se pode ver no vídeo que se segue, o sistema parece funcionar bastante bem, dando acesso ao regressar ao menu principal, apps recentes e também permitindo fazer o "back". É algo que seguramente irá requerer um curto período de adaptação, mas parece-me uma evolução bastante positiva, permitindo ao ecrã apresentar apenas conteúdo sem desperdiçar espaço, e até acabar por ter a vantagem adicional de também minimizar o efeito burn-in dos botões de navegação sempre presentes (no caso de smartphones com ecrãs OLED).

... Vamos lá ver se a moda pega, e se a barra de navegação dos Android em breve poderá tornar-se numa relíquia do passado.


6 comentários:

  1. o botão home e das janelas abertas é um imitar directo do ios é simples.
    o botão back é que tenho curiosidade em saber como vão implementar pois no ios essa função pertence sempre as aplicações apenas

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que isto é só para o 5t, no 5 não consigo encontrar a opção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No 5 está no Open Beta 5, no 5T está no Open Beta 3.

      Eliminar
    2. Open Beta5? :O

      Estou a ver que vai demorar meses até receber o Oreo no meu 5T

      Eliminar
    3. Eu tenho o beta no op5 e.nao.consigo activar essa opção

      Eliminar
  3. Oreo já chegou ao 5T, basta instalar o vpn e mudar localização para canada ou Alemanha...

    ResponderEliminar