2018/01/22

Teclado Gboard facilita criação de GIFs animados


Depois do sucesso das selfies na app dos museus a Google vem dar ainda mais motivos para que os utilizadores enviem os seus rostos para a internet, promovendo a funcionalidade de criação de GIFs animados integrada no seu teclado Gboard.

O teclado Gboard, disponível para Android e iOS, é um dos mais versáteis teclados mobile do momento (só não lhe dou mais uso no iOS porque continua a não suportar modo multi-língua simultâneo, como faz o SwiftKey) e na verdade já permitia criar GIFs animados a partir da câmara há alguns meses. O problema é que essa opção estava escondida dentro da secção dos emoji, fazendo com que a maioria dos utilizadores pudessem nem saber que existia; coisa que a Google resolveu trazendo-a para lugar de destaque logo no ecrã inicial na barra de sugestões de palavras.

O Gboard disponibiliza dois modos de criação de GIFs: "Loop", em que se cria um loop de uma segmento de 3 segundos de vídeo gravado com a câmara frontal ou traseira; e "Fast-Forward", que permite gravar até um minuto de vídeo que depois é acelerado a alta-velocidade; e no final sendo possível enviar esse GIF directamente para os amigos (assumindo que estamos numa app que permita o envio dessas imagens).

Com o botão a ficar "mais à mão", é de esperar que o número de GIFs animados a circular nas redes sociais aumente exponencialmente nos próximos tempos... relembrando-nos que já era mais que tempo que todos chegassem a acordo e adoptassem um novo formato de imagens animadas mais eficiente (como vai sendo tentado, de tempos a tempos, mas sempre sem sucesso!)

2 comentários: